quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tarô


Significado das cartas de Tarô:
O Tarô ou Tarot é composto por 78 cartas, sendo 22 Arcanos maiores e 54 cartas nos arcanos menores, que são divididos em 4 Naipes, ouros, espadas, copas e paus, sendo que cada naipe contem cartas enumeradas do Ás ao 10 e 4 cartas com ‘figuras’.
 Arcana Maior

1. O Mago
Significado da carta: Vontade, Força de Vontade, Destreza, Energia, Constância, Criatividade, Dedicação aos ideais, Busca do conhecimento.
Invertida: Vontade usada para fins nocivos, Indecisão, Desânimo.

2. A Papisa
Significado da carta: Ciência, Sabedoria, Conhecimento, Educação, Poder, Discernimento, Praticidade, Bom senso, Moralismo, Segurança.
Invertida: Presunção, Ignorância, Inexperiência, Conhecimento superficial, Domínio do supérfluo, Egoísmo, Presunção.

3. A Imperatriz 
Significado da carta: Ação, Planejamento, Empreendimento, Iniciativa, Progresso feminino, Disposição, Encanto pessoal, Fertilidade, Realização, Intuição.
Invertida: Inatividade, Desperdício de poderes, Falta de concentração, Esterilidade, Infidelidade, Vacilação, Fracasso.

4. O Imperador 
Significado da carta: Realização, Efeito, Desenvolvimento, Estabilidade, Progresso material, Honestidade, Segurança, Apoio,Organização.
Invertida: Bloqueio, Impedimento, Imaturidade, Falta de energia, Indecisão, Incompetência, Futilidade, Limitação.

5. O Papa
Significado da carta: Misericórdia, Beneficência, Bondade, Gentileza, Poder Espiritual, Espiritualidade, Novos aprendizados,Justiça, Inteligência analítica, Dever moral, Convencionalismo.
Invertida: Excesso de bondade, Fraqueza, Generosidade Tola, Vulnerabilidade, Fragilidade, Irracionalidade, Revolta, Projetos retardados, Calúnia.

6. Os Amantes
Significado da carta: Sábias disposições, Provações, Tribulações vencidas, Momento de escolha, Liberdade, Confiança, Beleza e Perfeição, Renúncia aos prazeres, Otimismo.
Invertida: Planos imprudentes, Falhas ao ser posto à prova, Insatisfação, Separação, Tentações perigosas.

7. A Carro
Significado da carta: Triunfo, Vitória, Superação de obstáculos, Equilíbrio, Segurança, Domínio, Realização, Sucesso, Discernimento, Aproximação amorosa.
Invertida: Derrotado pelos obstáculos, Subjugado no último momento, Fraqueza, egocentrismo, Descontrole, Irreflexão, Orgulho, Brutalidade, Desengano.

8. Justiça
Significado da carta: Equilíbrio, Compreensão, Justiça, Austeridade, Imparcialidade, Integridade, Disciplina, Decisão, Resolução.
Invertida: Preconceito, Falta de equilíbrio, Abuso de justiça, Excesso de severidade, Desigualdade, Intolerância, Prejuízo.

9. O Eremita
Significado da carta: Prudência, Cautela, Reflexão, Conhecimento, Discrição, Estudo, Sabedoria, Paciência.
Invertida: Excesso de prudência, Timidez, Tristeza, Misantropia, Ceticismo, Esterilidade, Maus conselhos, Desconfiança, Solidão.

10. A Roda da Fortuna
Significado da carta: Boa sorte, Êxito, Sorte imprevista, Destino, Mudança, Supremacia, Iniciativa.
Invertida: Má sorte, Fracasso, Inconstância, Interrupção.

11. Força
Significado da carta: Poder, Potência, Força, Inteligência, Magnetismo sexual, Nova situação sentimental, Harmonia, Valentia, Visão e compreensão do mundo.
Invertida: Abuso do poder, Arrogância, Falta de coragem. Ira, Impaciência, Presunção, Natureza fraca, Repressão.

12 - O Enforcado
Significado da carta: Sacrifício e Auto-sacrifício, Dedicação, Abnegação, Perfeição moral, Superação do "eu", Escolha errada, Falta de Vontade, Traição, Abandono.
Invertida: Egoísmo, Desligamento, Sacrifício Parcial, Total falta de praticidade, Impotência, Fuga da realidade, Excesso de confiança.

13 - A morte
Significado da carta: Mudança, Transformação radical, renascimento, Libertação dolorosa, Novas perspectivas, Ascetismo, Insegurança financeira.
Invertida: Recente fuga da morte, Mudança parcial, Alteração para melhor, Imobilidade, estagnação, Abandono forçado, Tristeza, Ruína, Fracasso.

14. A Temperança (Tempo)
Significado da carta: Combinação, Conformidade, União, Moderação, Equilíbrio, Autocontrole, Serenidade, Harmonia, Paciência, Estabilidade.
Invertida: Combinação impensada, Desunião, Conflito de interesses, Frustração, Inabilidade, Discórdia.

15 - O Diabo
Significado da carta: Fatalidade para o bem, Força misteriosa, Egoísmo, Sedução sem escrúpulos, Paixões desenfreadas, Instintos irreprimíveis, Influências ocultas, Punição.
Invertida: Fatalidade para o mal, Luxúria, Amores proibidos, Intrigas e Artimanhas, Egoísmo, inescrupuloso, Violência e Degeneração.

16 - A Torre, a Destruição
Significado da carta: Ruína, Rompimento, Queda, Perda, Falência, Destruição, Dificuldades gerais, Presunção e orgulho desmedidos, Fracasso Brutal, Vaidades vazias, Timidez, Malogro Financeiro.
Invertida: Os mesmos significados, geralmente em maior grau. Pode indicar também Catástrofe, Ruína, Acidente, Terremoto.

17. A Estrela
Significado da carta: Esperança, Expectativa, Brilhantes promessas, Inspiração criadora, Autoconfiança, Otimismo, Energia, Satisfação.
Invertida: Esperanças frustradas, Decepção com as expectativas realizadas em menor grau, Desunião, Desapontamento, Interrupção.

18. A Lua
Significado da carta: Decepção, Engano, Obscuridade, Embuste, Advertência, Forças Ocultas, Desilusão, Entorpecimento, Superficialidade.
Invertida: Decepções insignificantes, Enganos sem importância, Oportunismo, Presença de espírito, Vantagem.

19. O Sol 
Significado da carta: Felicidade, Contentamento, Júbilo, Realização, Entusiasmo, Sinceridade, Prazer.
Invertida: Presunção, Rompimento, Futuro incerto, Solidão, Adiamento.

20 - O Julgamento
Significado da carta: Renovação, Resultado, Decisão sobre um assunto, Renascimento, Libertação, Gênio inventivo, Sentimento de Justiça, Saúde física, Novas relações, Revelação de desígnios ocultos.
Invertida: Adiamento dos resultados, Protelação, Assunto a ser reaberto mais tarde, Ofuscamento da inteligência, Alegria inútil, Inimigos ciumentos, Sentimentos de culpa, Dúvidas.

21. O Mundo
Significado da carta: Conclusão, Boa recompensa, Sorte, Sucesso Total, Finalização das obras, Encontro do Amor, Lucidez, Liberdade, Felicidade.
Invertida: Má recompensa ou retribuição, Falta de vontade, Dispersão, Obstáculos, Ambiente hostil, Estancamento.

22. O Louco
Significado da carta: Loucura, Expiação, Hesitação, Isolamento, Indecisão, Precipitação, Ingenuidade.
Invertida: Instabilidade, Falta de confiança, Desânimo, Obsessão, Remorso.

Arcanos menores

Os Arcanos menores que expressam os resultados e as formas das idéias, contidos no primeiro conjunto, possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval (ValeteCavaleiroRainhaRei).

Naipe de ouros
O naipe de ouros está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de ouros existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicado aos estudos e ao trabalho.

ÁS DE OUROS - A capacidade de materializar em potência. Qualquer indivíduo a traz desde que em corpo. Há uma necessidade de pôr em prática qualquer idéia, de concretizar aquilo que se é e sabe.
2 DE OUROS - Surge um plano, uma estratégia que permite que a idéia deixe de o ser, para passar a obra ou ato.
3 DE OUROS- A concretização começa a tomar forma, as definições tornam-se mais claras, tentativas surgem bem como a ânsia de concretização aliada à ambição.
4 DE OUROS - A materialização acontece com alguma segurança. O material surge como resultado de uma intenção, mas nada de muito original ou requintado se consegue ainda produzir. Há alguma falta de requinte na obra que se executa.
5 DE OUROS - O caos acontece como resultado de uma concretização ainda não muito consistente. Há a necessidade de renovar processos. Instalam-se medos e dúvidas, o medo de voltar a falhar.
6 DE OUROS - A decisão de recomeçar mas de forma mais consciente surge no indivíduo. Os processos são renovados. Determinação e coragem para prosseguir.
7 DE OUROS A concretização surge já de uma forma evidente. O requinte existe. Mas ainda restam dúvidas. A aprendizagem da materialização em harmonia e com sentido do Belo ainda prossegue.
8 DE OUROS - Renovam-se os processos, numa tentativa de consolidação. Existem subtilezas ainda não experimentadas que começam a despontar. A sensibilidade e o requinte vão fazendo cada vez mais parte do processo de materialização do indivíduo.
9 DE OUROS - O êxito surge como resultado de um trabalho árduo. Há consciência do caminho que se percorreu, das mudanças e daquilo que se abandonou como fazendo parte e um processo caduco.
10 DE OUROS- O êxito é uma realidade. A forma de construir a Grande Obra de materialização da energia divina acontece. É uma carta de poder, o poder de dominar o mundo da matéria. Alguém que o faz é dono dos seus atos e nada faz que não seja em harmonia com as leis do Universo, as mesmas que regem o microcosmos que é cada indivíduo.

FIGURAS DO NAIPE OUROS
PAJEM É a juventude prenhe de idéias e vitalidade. Transborda de criatividade. Basta que lhe dêem oportunidade e através dela tudo germinará.As FIGURAS mostram as características da materialização de acordo com as várias tendências.
CAVALEIRO - É o entusiasta que faz projetos, que arruma as idéias para que a sua materialização seja um êxito. Tem força, vigor e inteligência.
RAINHA- Possui uma fonte inesgotável de energia que, trasbordante, se materializa em tudo onde pousa o seu olhar. É a Força da Terra dando vida a toda e qualquer semente. Abundância, produtividade e vigor.
REI - O soberano, o poder instituído. Alguém que tem poder de fato, pois contém em si as características e potenciais para o ter. Justiça e Lealdade. Rigidez não poderá dominar nunca este homem, pois então não merecerá o lugar que ocupa.

Naipe de Espadas
O naipe de espadas liga-se ao elemento ar e está relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento.
ÁS DE ESPADAS - Surge uma idéia. A capacidade de ter idéias novas, de inventar novos desafios para a sua existência.
2 DE ESPADAS - É uma carta de indecisão e dúvida. Uma idéia tenta tomar forma para ser entendida para além do entusiasmo inicial.
3 DE ESPADAS - Insegurança. É necessário fazer planos, aprender a decidir, treinar a auto-suficiência. Escolher as diretrizes necessárias à concretização de um plano.
4 DE ESPADAS - Algo é concretizado. Dúvidas e receios são dissipados. Uma idéia direcionada logo começa a dar frutos no campo da materialização. É, apenas, necessário discernimento para poder perceber até que ponto a idéia foi suficientemente trabalhada. Instala-se o cansaço de quem travou uma luta e saiu vencedor. Deve ser entendida esta paragem como uma pausa estratégica para que as forças sejam recuperadas e não uma paragem dum processo. Gabar-se da pequena conquista alcançada seria perigoso pois conduziria à estagnação.
5 DE ESPADAS- É decidido pelo indivíduo que está a ser representado, que tudo seja dissolvido para começar de novo de uma forma arejada. É necessário desprendimento para que velhas idéias sejam abandonadas, coragem para continuar a canalizar toda a energia para uma atitude inovadora e uma nova forma de pensar e agir. Os medos assaltam o indivíduo. A memória das derrotas provoca insegurança. Há que ter coragem para avançar.
6 DE ESPADAS - É percebido que é preciso mudar, que isso é sinal de força e de evolução. Tudo se altera de uma forma consciente. Algo é ultrapassado.
7 DE ESPADAS - Existem ainda alguns pontos de acerto. A decisão tomada continua a ganhar forma, renovando-se a maneira de atuar e sentir. Cada direção tomada tem uma consciência por detrás que dantes não tinha. Sabe-se que assim se processa a aprendizagem que conduz à evolução. Uma análise interior demonstra as novas tendências. No entanto a constatação de que algo já não encontra correspondência em nós pode causar alguma consternação. É preciso ter a coragem de enfrentar o exterior confiante nas novas opções.
8 DE ESPADAS - Dispersão. É necessário não ter medo dos obstáculos e manter a concentração no objetivo.
9 DE ESPADAS - Medo. Desejo de fuga. Receio de enfrentamento com os outros. É preciso avançar e agir.
10 DE ESPADAS - Final de um percurso e entrada no caminho de ESPADAS/AR, o caminho da clara inteligência. Nele, todos os passos serão entendidos como razões determinantes para um resultado indubitavelmente certo. Uma nova forma de pensar.

FIGURAS DO NAIPE ESPADAS
As Figuras deste naipe referem-se aos diferentes aspectos do comportamento humano correspondente à razão.
PAJEM- Demonstra alguém jovem e racionalmente bem dotado. Perspicaz e astucioso. Alguém que, possuindo estas qualidades pode ser bem sucedido na vida.
CAVALEIRO - Revela-nos alguém completamente entusiasmado em iniciar novas escaladas. Alguém fervilhante de idéias e que, de forma clara e precisa, inicia os caminhos para que as suas idéias sejam um sucesso.
RAINHA- É uma pessoa inteligente, analítica, capaz de ser uma boa orientadora em matéria de pensamento. Terá alguma dureza, mas nunca falta de lógica ou justiça.
REI - Uma figura inteligente, sábia e de incontestável autoridade. Tem a capacidade de dirigir um processo de forma justa e sábia. Alguém que se preocupa com a justiça. Em exagero pode tornar-se demasiado rigoroso e inflexível.

Naipe de Copas
No tarô, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como receptáculo das nossas emoções.

ÁS DE COPAS - Esta carta demonstra capacidade de sentir, de estar disponível. Um ser que está aberto e ligado ao seu campo emocional e á criatividade.
2 DE COPAS - A abertura que é evidente começa a encontrar direção para o exterior. Estabelece-se contacto a nível afetivo. A energia da Água circula e propaga-se na criação de beleza e harmonia.
3 DE COPAS - Os contactos estabelecidos encontram resposta e o resultado torna-se agora evidente. Laços de amizade e ternura podem ser firmados. Ligações são consumadas.
4 DE COPAS - Confusão. O nível de dádiva que se estabeleceu está relacionado com o Ego - afetividade - instinto de posse. É um amar com muitas expectativas. Estabelece-se um estado de algum sofrimento, de cansaço emocional, pois a corrente criada nem sempre contém um movimento nas duas direções e um dos pontos pode sofrer de descompensação. Quando se procura a harmonia da plenitude em alguém o resultado pode ser o esgotamento. Só há uma Fonte inesgotável capaz de alimentar tudo e todos para que assim cheios possam fazer circular essa mesma energia em todos os sentidos para onde a atenção se foca. Essa força é, claro está, a Energia Cósmica.
5 DE COPAS - Surge um estado de sofrimento perante a derrota passada aliado à consciência de que algo terá que ser mudado. É uma carta de crescimento, de mudança, embora com o sofrimento inerente à memória da dor.
6 DE COPAS - Embora as memórias do passado provoquem sofrimento ou saudosismo, é buscada uma nova forma de amar e de ser. A dádiva surge. Busca-se o equilíbrio duma relação ou relacionamentos menos egoístas.
7 DE COPAS - A busca de harmonia é evidente. A memória da dor é uma realidade mas existe a noção de que o futuro será o que cada um quiser e que a harmonia exterior é simplesmente um reflexo de algo que, interiormente foi estabelecido.
8 DE COPAS - A harmonia atingida mostra que o Amor é algo mais do que posse que a criatividade é somente uma energia que, ao circular livremente, encontra resposta materializando-se em obras de Beleza e Paz.
9 DE COPAS - O estado de Amor é incondicional. O Ser expande-se em obras e atos pois é uma realidade interior.
10 DE COPAS - Realização. O naipe de Copas foi entendido. A energia do Amor circula sem impedimentos.

FIGURAS DO NAIPE DE COPAS
As Figuras mostram-nos as referências emocionais do indivíduo. A forma como atua no campo que o naipe refere.
PAJEM- É uma pessoa ainda imatura, dotada de grande sensibilidade e até mediunidade. Por ainda estar numa fase de alguma imaturidade pode ser, por vezes, um pouco idealista e hermética.
CAVALEIRO - Representa características de herói romanesco. Alguém que, de uma forma gentil e corajosa, luta por um ideal de humanidade ou por uma qualquer donzela
RAINHA- É uma mulher que contém em si a grande capacidade de Amar. Abraça o mundo de uma forma amorosa. Pode ser, por vezes, excessivamente branda.
REI - É uma figura de autoridade, justa e benevolente. Alguém que possuindo capacidades de comando o executa de uma forma amigável. É, em suma, uma figura paternal e amiga.


Naipe de Paus
O naipe de paus corresponde ao elemento fogo que a tudo transforma sem ser alterado. Representado pelo bastão, está ligado ao fazer e à criatividade.

ÁS DE PAUS - Início da força criativa. O arranque de uma energia que, ao despontar, não está ainda direcionada de forma objetiva. O entusiasmo do jovem ou de qualquer principiante tem essas características: força, vontade de vencer, mas ainda pouco conhecimento para que essa energia possa ser direcionada para um objetivo concreto. Nesta carta de FOGO/PAUS, podemos ver um potencial vencedor, o iniciador de uma escalda rumo à concretização ou realização de uma carreira ou objetivo de vida.
2 DE PAUS - Podemos observar a forma como a energia criada começa a organizar-se. Quando alguém começa a arrumar idéias, definindo objetivos para que, dessa forma, toda a sua força criativa possa ser concretizada em obras e resultados palpáveis. Nesta carta podemos constatar que o indivíduo percebe que a força que traz para vencer só pode ser utilizada de forma segura se houver uma direção definida, um caminho escolhido para poder avançar.
3 DE PAUS - A energia, já direcionada, pode começar a dar frutos; existe, no entanto, ainda alguma imaturidade, pouca definição nos objetivos (não pouca determinação ou vontade). Os resultados, portanto, serão visíveis, mas não estrondosos. Nesta carta o indivíduo apercebe-se de que ainda há muito caminho a percorrer, de que só a vontade não chega, de que existe uma aprendizagem que requer muita perseverança e desapego pois quem cresce tem de mudar de processos e quem muda de processos não pode ficar arraigado aos antigos moldes, sob o perigo de estagnação.
4 DE PAUS - Os novos processos são concretizados. São iniciados novos métodos, novas fórmulas são experimentadas. Pode acontecer alguma paragem na ação, pois é necessária à mudança, mas não existe retrocesso, pelo contrário, é o caminho da evolução. Não se deve ter medo da mudança. Manter a capacidade de reinventar é a norma desta carta, crescer abandonando a antiga pele para que a nova possa surgir em todo o seu esplendor.
5 DE PAUS - É iniciada uma tentativa de concretizar algo. O abandono do anterior caminho deixou algum vazio. É necessária coragem para prosseguir. É preciso voltar às costas ao passado, guardando simplesmente na memória aquilo que se aprendeu. Abandonar o sofrimento e prosseguir.
6 DE PAUS - Começa, em passos cautelosos, a nova escalada. O sofrimento deixou marcas mas ficou acesa uma combatividade. O indivíduo amadureceu.
7 DE PAUS - O caminho está, agora, bem delineado. Cada passo é dado com cautela, bem estruturado.
8 DE PAUS - O caminho que se percorreu aparece claro. A preocupação é somente o cuidado de manter bem vivo o entusiasmo, a força criativa que se tinha quando se iniciou a escalada. É preciso que não se seja demasiado cauteloso, mantendo a capacidade de inventar.
9 DE PAUS- Esta carta é o auge da concretização. Há segurança. Todos os alicerces estão bem construídos, o caminho foi percorrido como previsto.
10 DE PAUS- Acontece a solidão do lugar alcançado. Uma escalada a tão alto nível obteve-se à custa de muitos abandonos, de mudanças muito profundas. Instala-se a tristeza que é a certeza de que já nada pode ser alterado. Quando nos aproximamos do Céu (sinônimo de evolução) parece-nos que à distância da Terra (corpo) se torna muito grande. Como viver então em dois mundos? É preciso aprender!

AS FIGURAS DO NAIPE DE PAUS
As Figuras estão relacionadas com normas de conduta e características da personalidade.
PAJEM- Alguém jovem e sensível que percorre a vida tentando manter as idéias numa diretriz de coerência. Tem em si a capacidade de criar, a força necessária, mas a imaturidade apenas lhe permite ser alguém criativo, sem ainda a capacidade de concretizar. Esta carta dá a idéia de alguém que possui em si um potencial grande, uma vontade de vencer e produzir grandes obras, alguém que sustenta um ideal, mas que ainda não possui a maturidade e a experiência para concretizar em obras.
CAVALEIRO - Representa uma característica de combatividade que está conotada com o entusiasmo da juventude. Alguém corajoso, nobre, combativo que, sem medos, luta por um ideal.
RAINHA- Representa uma característica de comando ou liderança, mas temperada por alguma intuição e sensibilidade. As capacidades enérgicas são direcionadas com mais tacto e alguma doçura para que não resultem em atitudes de dureza ou excesso de exigência. Pode descrever uma mulher com estas características ou alguém que possua estas capacidades. O temperamento chamado feminino não é apanágio das mulheres, como o masculino não o é dos homens.
REI - Combatividade, liderança e grande energia. Pode descrever um líder ou alguém altamente qualificado para cargos de chefia.

http://somostodosum.ig.com.br/testes/tarot.asp - divirta-se!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário