terça-feira, 14 de maio de 2013

Desvendando o Chi


Desvendando o Chi
Na cultura oriental há muito tempo se conhece o Chi, ou Qi ou Ki... A energia vital do ser humano e a energia universal, pode ser sentida com um pouco de treino, muitos estilos de Kung-Fú trabalham o Chi, principalmente os estilos internos, como o Tai-Chi (significa: meditação em movimento), o Chi Kung (ou Ki Gong) significa exercício com o Chi e é a forma usada para este trabalho, utilizando a movimentação do corpo, junto com a respiração correta (pelo diafragma).

Terapias medicinais do oriente utilizam o Chi, como a acupuntura, o Reiki, massagem medicinal, fitoterapia... O Chi tem relação com o ar que respiramos e com o alimento que consumimos, esta presente em todos os seres vivos e cada ser vivo possui um Chi diferente, uma energia pessoal. O Chi também tem relação com os cinco elementos (sim,no oriente são cinco: fogo, terra, água, metal e madeira).

O Chi Kung:

Os diferentes tipos de Chi Kung também podem ser classificados em cinco principais escolas, em função das influências recebidas ou de seus propósitos:
·  Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
·  Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;
·   Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização;
·  Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação;
·  Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário