segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hogwarts, Uma História... Matérias Escolares


Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é referência internacional no ensino da magia, a grade curricular dos cursos tem diversas matérias.
No primeiro ano os alunos devem cumprir as matérias obrigatórias, e depois, a partir do terceiro ano, além das matérias obrigatórias podem escolher dentre as disciplinas opcionais que querem estudar. No quinto ano, os alunos prestam o N.O.M. das matérias que escolheram para determinar se podem, ao atingir nota suficiente, prestar o N.I.E.M.no ano seguinte.
Todos os alunos do 1ºano em Hogwarts têm sete matérias: Transfiguração, Feitiços, Poções, História da Magia, Defesa contra as Artes das Trevas, Astronomia e Herbologia. As aulas de voo (que não é considerado "disciplina escolar") também é obrigatória. No fim do segundo ano, os alunos devem escolher ao menos duas das seguintes disciplinas: Aritmancia, Estudo dos Trouxas(muggles), Adivinhação, Estudo das Runas Antigas e Trato das Criaturas Mágicas.

Defesa contra as Artes das Trevas
Uma matéria essencial para se tornar um auror é a matéria mais importante do mundo bruxo. Os alunos do 1° ano aprendem feitiços básicos de defesa. No 2° Ano os alunos aprendem sobre Pragas Domésticas como Diabretes da Cornualha ou Gnomos de Jardins.  Já no 3° ano o ensino se focava em Criatura das Trevas como Barretes Vermelhos, Grindylows, Bichos Papões e Lobisomens. No 4° Ano apendem sobre defesas das Maldições Imperdoáveis (mas não fazia parte da grade de ensino). O 5° Ano o assunto não foi especificado, pois a professora não queria aulas práticas, apenas teóricas. No 6° ano os alunos estudavam as Maldições Imperdoáveis( agora sim fazia parte da grade de ensino). No inicio 7º ano a materia não foi especificada, mas passou a se chamar apenas “Artes das Trevas”.

Feitiços
É o tipo de magia em que se pode encantar um objeto para que ele aja de maneira diferente do normal. A disciplina de Feitiços engloba praticamente tudo que não sejaTransfiguração, magia que muda a natureza de um objeto.
Pode-se dizer que, se um tipo de magia não é transfiguração então se encaixa em feitiços. Um feitiço pode fazer um objeto piscar de cores variadas, pode fazer algo levitar, pode fazer uma pessoa dançar ou rir, pode criar uma bolha de ar em volta da cabeça de alguém. Em todos esses casos, o objeto ou a pessoa não sofre modificações, apenas faz uma coisa inesperada, diferente do habitual.
Os encantamentos são praticamente o oposto das maldições. Sua maior parte é positiva, enquanto que as maldições possuem um fundo negativo, mau. Isso não quer dizer que feitiços sejam uma magia fraca; um feitiço bem escolhido é uma ferramenta mágica poderosa inclusive contra azarações e maldições.

Transfiguração
A Transfiguração é a arte da transformação através da magia, ou seja, a mudança da natureza da matéria.
Os alunos até ao quinto ano aprendem tópicos da transfiguração de objetos e animais, também os feitiços de conjuração que no máximo fazem aparecer coisas pequenas desparecer.
As classes de N.I.E.Ms aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também transfiguração humana.

Poções
Em Poções, os alunos aprendem a fabricar, manusear e utilizar poções, antídotos e soros. Essas misturas, na maioria das vezes devem ser bebidas para criar o efeito esperado.
Os ingredientes vão do mais comum ao mais bizarro e fantástico, e os procedimentos para criar as poções podem ser complicados e levar bastante tempo.

Herbologia
A Herbologia estuda plantas mágicas em geral, os fungos e suas propriedades, incluindo como cuidar das plantas, suas propriedades mágicas e seu uso. Algumas plantas mágicas são ingredientes básicos para poções, outras fazem efeito por conta própria.
 É uma matéria relativamente simples mas exige muito cuidado pois a maioria das plantas são venenosas ou atacam quem as toca. Com o passar dos anos os alunos estudam plantas de manuseio mais difícil e delicado.
As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas e incluem trabalhos manuais, como replantar mandrágoras, cuidar de Bubotúberas (cujo pus puro causa bolhas na pele e é usado no combate às espinhas), lidar com Arapucosos.

Vôo
O Vôo não é exatamente uma disciplina, mas seu ensino é obrigatório para os alunos do primeiro ano. Ensina como voar corretamente numa vassoura. Se o aluno quiser se aprofundar, as aulas passam a ser matéria extracurricular.
 Vôo é praticado ao ar livre, porém, também tem sua sala de aula, para a aplicação de provas, e aulas com utilização do material de escrita e leitura.

História da Magia
A História da Magia é lecionada há muito tempo por um fantasma, o Professor Binns. Os alunos aprendem sobre episódios da história do mundo mágico, como as Rebeliões dos Duendes (século XVII) e as Guerras dos Gigantes (século XIX).

Astronomia
Astronomia é onde dão-se interpretações mágicas a certos fenômenos. As aulas costumam ser a noite, na torre própria da matéria, a mais alta de Hogwarts.

Duelos
Duelos é uma antiga disciplina, que volta a ser lecionada quando o mundo bruxo ou a escola está sob ameaça. Em Duelos aprende-se a se defender e atacar os seus inimigos com precaução.

Adivinhação
Adivinhação é uma matéria de Hogwarts que ensina como ler folhas de chá, ler a palma da mão, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o próprio nome já diz, é uma arte mágica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinhações estão corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hipóteses.

Runas Antigas
A disciplina Runas Antigas ensina os alunos a interpretar o significado das runas, pedras com letras de vários alfabetos antigos.

Aritmância
A Aritmância é um ramo da magia que está ligada às propriedades mágicas dos números. Um N.O.M de aritmância é necessário para concorrer a um emprego de desfazedor de feitiços no Banco Gringotes. Nas aulas, os alunos devem estar aptos a escrever trabalhos e compreender os gráficos numéricos, que são parte do dever de casa.

Estudo dos Trouxas
Estudo dos Trouxas é uma matéria opcional de Hogwarts. As aulas incluem figuras mostrando trouxas erguendo objetos pesados sem usar magia. Os alunos aprendem a importância da eletricidade para a tecnologia dos trouxas, entre outros assuntos. A matéria dá ênfase aos aspectos físicos da vida sem magia.
Teve como um dos seus professores a Caridade Burbage, que foi assassinada por ser simpatizante dos trouxas. Depois de sua morte Aleto Carrow aplica a matéria que se torna obrigatória e ensina como os trouxas são um lixo e assim devem ser tratados. A matéria voltou aos moldes anteriores após a queda de Lord Voldemort.

Trato das Criaturas Mágicas
Trato das Criaturas Mágicas é uma matéria de Hogwarts que ensina como tratar as criaturas do mundo mágico. Nos primeiros anos os alunos estudam criaturas pouco perigosas como crupes, amassos, vermes-cegos e tronquilhos. Conforme se passam os anos, as criaturas estudadas vão desenvolvendo mais complexidades e tornando-se verdadeiros desafios para os alunos.
 Nos N.I.E.M.'s, costuma-se exigir conhecimentos sobre equinos-alados (as raças de Testrálios, são, em geral tratadas à parte), hipogrifos, grifos, e trasgos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário