quinta-feira, 23 de maio de 2013

Astronomia


A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.
As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianose maias realizaram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica,astronomia observacional e a elaboração de calendários.
Durante o século XX, o campo da astronomia profissional foi dividido em dois ramos: a astronomia observacional e a astronomia teórica. A primeira está focada na aquisição de dados a partir da observação de objetos celestes, que são então analisados utilizando os princípios básicos da física. Já a segunda é orientada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem objetos e fenômenos astronômicos. Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica procurando explicar os resultados observacionais, bem com as observações sendo usadas para confirmar (ou não) os resultados teóricos.
A Astronomia não deve ser confundida com a astrologia, sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão correlacionados com as posições dos objetos celestes. Embora os dois campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles já estão totalmente distintos.

Ferramentas astronômicas:


Os nomes dos planetas vieram da mitologia, como uma homenagem aos deuses Gregos e Romanos:

Planetas descobertos na antiguidade:
Nome latino
Nome grego
Deus homenageado
Mercúrio
Hermes
Deus dos mensageiros
Vênus
Afrodite
Deusa da beleza feminina
Terra
Gea
Deusa da terra
Marte
Ares
Deus da guerra
Júpiter
Zeus
Deus dos deuses, senhor do Olimpo
Saturno
Cronos
Deus do tempo

Planetas descobertos após:
Nome latino
Dedicado à...
Urano
Deus do céu
Netuno
Deus do mar
Plutão
Deus dos infernos



Corpo celeste (classificação atual)
Estrela
Planeta anão
Asteroide
Lua
                 
Notas
Classificados como planetas na antiguidade, de acordo com a definição utilizada na época.

As quatro maiores luas de Júpiter, conhecidas como Luas de Galileu, em função de sua descoberta por Galileu Galilei. Ele se referia a elas como as "Luas de Médici", em homenagem ao seu patrocinador, a Casa de Médici.

Cinco das maiores luas de Saturno, descobertas por Christiaan Huygens e Giovanni Domenico Cassini.

Os primeiros asteróides conhecidos, desde sua descoberta entre 1801 e 1807 até sua reclassificação como asteróides, durante a década de 1850.
Ceres foi reclassificado como um planeta anão em 2006.

Mais asteróides, descobertos entre 1845 e 1851. A relação rapidamente crescente de planetas levou a sua reclassificação como asteróides pelos astrônomos, o que foi largamente aceito até 1854.

O primeiro objeto transnetuniano conhecido (isto é, um planeta menor com um semi-eixo maior além de Netuno. Em 2006, Plutão foi reclassificado como um planeta anão.


De acordo com as atuais definições da UAI, existem oito planetas e cinco planetas anões no Sistema Solar. Em ordem crescente da distância do Sol, os planetas são:
1.   Mercúrio
2.   Vênus
3.   Terra
4.   Marte
5.   Júpiter
6.   Saturno
7.   Urano
8.   Netuno
Júpiter é o maior, com 318 vezes a massa da Terra, enquanto Mercúrio é o menor, com 0,055 massa da Terra.


As fases da lua são: Lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante.







-- Eu tinha muito material sobre o assunto, mas infelizmente, devido a um back up mal feito no meu PC, eu acabei perdendo tudo, estou chorando até agora por isso...
Por este motivo peço desculpas por esta letra horrível, e publico o material escrito a mão!

    Se você gosta ou se interessa em astrologia, vale a pena conferir o link,o material tah bem explicadinho (só traduzir estas runas ahi) shaushauhsa    


Nenhum comentário:

Postar um comentário