quinta-feira, 23 de maio de 2013

Acupuntura


O que é

A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Estas agulhas são aplicadas pelo acupunturista no local correspondente à situação a ser tratada, no próprio local e/ou no meridiano correspondente à doença a ser tratada.
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.


Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método constitui um mecanismo que sustenta ou contribui para o efeito terapêutico sobre uma pessoa.

De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Acupuntura e psicologia 

Modalidade da acupuntura voltada para o tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional. No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05/2002 reconhece a acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta e permite ao psicólogo utilizar a acupuntura desde que seguindo as especificações técnicas e éticas adequadas13 , todavia, o tratamento de tais distúrbios já era previsto nos clássicos da acupuntura, conhecidos em especial como síndromes dian kuang. Importante também salientar como a acupuntura é utilizada para tratar os desequilíbrio dos sentimentos de medo, raiva, euforia, preocupação e tristeza relativos aos cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa, tangenciando uma série de patologias psicológicas.

Acupuntura auricular
A acupuntura auricular, chamada de auriculoterapia, pode ser feita com ou sem agulhas, vai depender da necessidade terapêutica do indivíduo. A técnica consiste em aplicar sementes de mostarda ou outras pequenas esferas em determinados pontos da orelha de forma a tratar diversas doenças físicas ou emocionais. 
Acupuntura estética
A acupuntura estética é uma área desta medicina oriental que visa o embelezamento através da aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo pois ela conseguem melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação e pode ajudar até mesmo a drenar os líquidos em excesso e combater a gordura.
Acupuntura para emagrecer
A acupuntura pode ser utilizada para emagrecer pois ela atua de duas formas, através da eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras e auxilia no equilíbrio emocional do indivíduo sendo útil para combater a ansiedade e a depressão, por exemplo, que podem fazer com que o indivíduo refugie-se na alimentação.
Acupuntura funciona?
Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona, contudo no Brasil, ela só deve ser utilizada como forma complementar do tratamento clínico, isto é, daquele orientado pelo médico.

Para que serve a acupuntura
A acupuntura serve para:
· distúrbios hormonais
· insônia
· asma
· sinusite
· distúrbios menstruais
· doenças auto-imunes
· doenças crônicas
· disfunções estéticas
· doenças de pele
· doenças ortopédicas
Além de muitas outras, pois a acupuntura pode ser realizada como forma complementar de tratamento para todas as doenças e distúrbios emocionais. Esta terapia alternativa faz parte da medicina tradicional chinesa e tem mais de mil anos de existência, sendo eficaz para todos os tipos de doença, trazendo mais equilíbrio para o indivíduo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário