quinta-feira, 30 de maio de 2013

Flores...



As flores sempre estiveram presente e acompanhando os homens durante toda a história. Tem fascinado povos e nações durante séculos, seja pelo encanto e beleza delicada ou até mesmo na cura de doenças. As flores estão presentes nos versos dos poemas, no simbolismo religioso e nos dias das pessoas mais amáveis e sensíveis aos valores da vida.



A rosa é uma das Flores mais cultivadas pelo homem, desde a Antigüidade até os tempos modernos. Diz a história que a primeira rosa foi cultivada na região asiática a mais de 5.000 anos, mas a forma selvagem da Rosa é ainda mais antiga, com espécimes fossilizadas de rosas com mais de 35 milhões de anos.
Hoje em dia, as rosas são cultivadas em uma variedade imensa de cores e formas. Através de estudos e cruzamento de espécies as Rosas foram sendo modificadas, adquirindo características singulares como o aumento do aroma, variedade de cores e quantidade de pétalas.

O Simbolismo da Rosa

As Rosas também podem estar ligadas ao simbolismo secreto, nas religiões, cultos e costumes dos povos. Além do simbolismo próprio das flores, e a rosa em especial, cada cor pode está associada a diferentes significados.
·                Buquê de Rosas Brancas: inocência, pureza, paz e reverência, 
·                Buquê de Rosas Champanhe: sentimento simpatia e admiração.
·                Buquê de Rosas Coloridas em tons claros: solidariedade e amizade. 
·                Buquê de Rosas Coloridas, quando predomina a cor  vermelha: paixão, amor e felicidade
·                Buquê de Rosas Cor-de-rosa: agradecimento e gratidão; o lado feminino, a mulher
·                Buquê de Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
·                Buquê de Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
·                Buquê de Rosas Amarelas: as rosas amarelas são para presentear as pessoas amigas, indicando a alegria e prazer da amizade. Algumas pessoas, no entanto, fazem associação da cor amarela a infidelidade e o ciúme. 
·                Buquê de Rosas Vermelhas com Brancas: significa harmonia e união.





O significado desta flor está geralmente ligado a amizade e lealdade simbolizando o forte vínculo que pode existir entre duas pessoas... consequentemente, a Alstroemeria também pode simbolizar a felicidade advinda de uma amizade leal. 
É uma flor originária da América do Sul e possui mais de cem variações de cores.
São belas e resistentes, e estão presentes em muitas floriculturas em forma de arranjos, vasos ou buquês combinadas com outras flores.

A presença deste tipo de planta em um ambiente obtém destaque naturalmente, pelo seu colorido vibrante e o formato da folhagem brilhante. Trazem vitalidade e renovação, purificando os ambientes. Além do seu próprio significado é recomendada para a limpeza de ambientes, purificando e melhorando nossa conexão interior com a natureza.
Um dos representantes mais conhecidas da família das Bromélias é o "Ananás", mais conhecido como Abacaxi, sendo o primeiro representante desta espécie a causar impressão na Europa. Colombo encontrou esta deliciosa fruta ao chegar no Novo Mundo, e ela tornou-se um símbolo da hospitalidade de todo o Caribe.
Nos séculos XVII e XVIII, na era Vitoriana (veja Arranjos de Flores na era Vitoriana), existiu uma verdadeira febre nas altas classes da Europa, tornando-se comum encontrar motivos e formas de Abacaxis no mobiliário, em bules, pilares e como motivo para decoração de papeis de parede, enfeites, rendas, enfim, em todos os lugares.
Exceto por uma espécie nativa do sul da África, as 2.400 espécies de bromélias existentes são das regiões tropicais e subtropicais das Américas.

Aparentemente solitário, o Cacto traz em si o significada da perseverança,  fortaleza e persistência... na natureza geralmente é encontrado em regiões áridas e terrenos onde outras plantas não conseguem sobreviver. Tem significado intrínseco e as propriedades que auxiliam as pessoas a descobrir sua força interior nos momentos de solidão e dificuldades. Por sua capacidade de armazenar água por longos períodos também simboliza as emoções e sentimentos que guardamos dentro de nós sem demonstrarmos ao mundo exterior. Os espinhos são uma estratégia para sobreviver em ambientes agressivos e hostis. Apesar de estar cercado por dificuldades do ambiente muitas espécies de cactos geram flores belíssimas. A presença dos cactos é sempre um lembrete de vitalidade e persistência.
Hoje em dia podemos encontrar os Cactos decorando os mais variados ambientes, seja no campo ou na cidade, plantado em jardins na decoração de ambientes ou em vasos, deixando sua sua energia, significado e beleza peculiar.

Presentear com um Bonsai representa desejar prosperidade, harmonia, beleza, paz e boa sorte...  Bonsai é uma árvore de verdade cultivada em um vaso! seu cultivo teve origem no Oriente, na China por volta do século III a.C, e foi aprimorado pelos japoneses que fizerem desta uma arte e objeto de culto e meditação. A prática desta arte tem como característica potencializar a percepção humana sobre a harmonia da natureza.
Os vasos de Bonsai podem ser encontrados em floriculturas e lojas especializadas, e são ideais para presentear desejando Felicidade, Força, Energia e Sabedoria.

O simbolismo dos lírios de Calla está intimamente ligado ao lado feminino do "momento do casamento", demonstrado claramente pelas belas curvas, maciez e benevolência de suas flores, ligando todo o conjunto a natureza da mulher.
Tem origem na África do Sul e Américas e existem mais de 100 espécies do gênero. Pode ser encontrado nas floriculturas plantados em vasos, arranjos e buquês de flores

Com cores arroxeadas, está ligado também aos sentimentos de abandono, ciúmes e  consequentemente transformação e conformação com a realidade. Na linguagem das flores, sua presença auxilia nestes momentos de difícil entendimento e os sentimentos podem ser acalentados pelo Ciclame. O significado desta flor está intimamente ligado a transformação interior, para o lado positivo da vida.
É uma flor nativas da região do Mar Mediterrâneo, Espanha e leste do Irã.

Cravos vermelho e rosa são utilizados para demonstrar amor, gratidão e admiração.
Os Cravos foram descobertos no Extremo Oriente, sendo mencionados em toda a mitologia grega romana, aparecendo nos registros da história natural do escritor romano Plínio, por volta do ano 50 AC. O cultivo do cravo teve seu início final do século 13 por monges Romanos. O significado destas flores foi muito importantes para os gregos e romanos e tornou-se um símbolo no pico da civilização. Em Roma também era conhecida como "flor de Jove", porque Jove era o mais bondoso e admirado dos deuses. Atualmente também é utilizado como símbolo nacional em vários países e em várias ocasiões festivas
Na linguagem Vitoriana das Flores o Cravo simboliza o fascínio e dom de boa sorte para uma mulher.
Cravos branco e vermelhos representam admiração, enquanto o vermelho escuro denotam profundo amor e carinho.
O significado dos Cravos branco está ligado ao amor puro, e representa talento e boa sorte, enquanto os listrados podem simbolizar lamentar um amor que não pode ser compartilhado.
Assume a mensagem de amor ardente e boa sorte quando é oferecido para uma mulher, mas também significa a inocência, uma pessoa doce, adorável e puro amor.
Cravos com predominância da cor vermelha que dizer "eu admiro você" ou "meu coração clama por você". Indica amor, paixão e respeito.
Cravos cor de rosa são afirmações como: "Eu sempre lembro de você" e "lembranças e pensamentos de felicidade e gratidão.
Os Cravos de cor roxa ou púrpura significa a ausência de capricho, solidão e inconstância.
Os Cravos amarelos são uma exclamação de rejeição ou desdém - "Você me desiludiu".
Cravos com uma cor sólida é símbolo para uma afirmativa - sim.
Cravos listrados pode significar "não", a recusa, ou "Desculpe, não posso ficar com você"

Com um toque de amarelo ao centro, esta flor também tem o significado relacionado com a prosperidade, abundância e iluminação dos sentimentos e intenções.
É uma flor nativo da África meridional, África do Sul e Suazilândia, e tornou-se naturalizada também na Austrália, especialmente na Austrália Ocidental onde ocorre cheias periódicas em solos arenosos. A planta é conhecida também por ser tóxica.
O Copo de Leite é uma flor muito comercializada em floriculturas pelas sua característica alegre, jovial e de beleza espontânea. É comum encontramos também na composição e paisagismos em jardins e vasos ornamentais.

As orquídeas são flores com longa duração de vida e particularmente são perfeitas para muitas ocasiões. Com aparência elegante costuma chamar a atenção imediatamente, e sua reputação como uma flor exótica e incomum evoca um senso de refinamento e inocência. Devido a grande variedade de tipos de orquídeas é correto se aconselhar ao escolher entre os significados das orquídeas pois são flores muito especiais. Entre os diversos tipos de flores disponíveis, as orquídeas possuem um lugar e significado especial como uma das mais sedutoras e cativantes, fazendo delas uma escolha especial para presentear com requinte. Certamente você poderá encontrar uma que possa expressar a mensagem corretamente.
Durante a época Vitoriana a orquídea simbolizava o luxo, e ainda hoje este sentimento de grandeza e esplendor está presente. Temos como exemplo as Orquídeas raras com delicada beleza. Também significando o 14o aniversário de casamento, as orquídeas de cor rosa pura transmitem carinho, e a popular Cattelya pode significar o charme maduro de uma mulher.
Existem cerca de 30.000 variedades de Orquídeas, e nas regiões da América Latina podemos selecionar pelo menos 350 gêneros diferentes com rara beleza, com significados que vão desde o amor, o requinte, o lisonjeio a uma a linda dama, como também o símbolo chinês para muitas crianças, o charme maduro, beleza e vida longa. Associada ao vigésimo oitavo aniversário de casamento.

O significado desta flor está geralmente ligado a amizade e lealdade simbolizando o forte vínculo que pode existir entre duas pessoas... consequentemente, a Prímula também pode simbolizar a felicidade advinda de uma amizade baseada em profundo respeito e lealdade. 
É uma flor originária da América do Sul e possui mais de cem variações de cores.
São belas e resistentes, e estão presentes em muitas floriculturas em forma de arranjos, vasos ou buquês combinadas com outras flores. Pelo próprio significado destas flores, costumam ser muito utilizadas para presentear pessoas especiais em datas e ocasiões de comemorações.


É a flor da realização dos bons propósitos, mas assume alguns significados diferentes conforme a cor, e pode representar também a obstinação, energia, a honra... mas também o capricho e altivez com certo tom de arrogância e indiferença e frieza para com os outros. Simbolizando a realização dos bons propósitos também nos lembra que devemos evitar  humilhar quem quer que seja.
Nas montanhas na sul do Brasil é famosa por impressionar os turistas por compor "muros" coloridos, causando um bonito efeito. A cidade de Gramado tem a hortênsia como sua flor símbolo e em função da altitude e do clima ameno a hortênsia é muito difundida em Campos do Jordão.
Podem ser encontradas em floriculturas, plantada em vasos ou compondo lindos arranjos de flores. As Hortênsias chamam nossa atenção naturalmente, por sua beleza e composição natural dos cachos de flores.
A postura da flor também sugere a altivez mantida com alegria, integridade e respeito.
A maioria dos girassóis são amarelos com centros castanho escuro, mas existem algumas variedades com tons de  laranja, castanho-avermelhado, pétalas listrada e com o centro com as cores verde e amarelo. Alguns tipos são desprovidos do disco central sendo totalmente cobertos por pétalas.
Os Girassóis possuem a capacidade de alegrar os ambientes, quer estejam sozinhos, plantados em vasos, ou compondo buquês de flores e arranjos florais.

Tem também em seu significado a representação da beleza da vida e a energia positiva do constante "vir a ser" da natureza. 
As gérberas eram pouco conhecidas até 20 anos atrás mas se tornaram extremamente populares por sua elegância e variedade de cores, exceto o azul. Estão disponíveis o ano todo e são muito usadas nos buquês de flores e também em vasos para presente. Atualmente estão sendo desenvolvidos alguns tipos de mini-gérberas que têm o mesmo ampla escolha de cores, mas são menores e mais adequadas para pequenos arranjos florais. 

O significado das tulipas brancas está intimamente ligado as reivindicações de valores referente a Paz ou a liberdade e dignidade dos Seres. A Tulipa vermelha representa uma declaração de amor; sendo que as roxas tem como significado o luxo, requinte e elegância. Com o passar dos anos o significado da tulipa amarela passou de "um amor impossível" para expressar os bons pensamentos e intenções nobres tendo relação com a luz do sol e a prosperidade
Tem uma grande variedade de cores disponíveis permitindo que sejam usadas para as mais diversas ocasiões. Além a ser uma das flores favoritas para arranjos e buquês, as tulipas pode também ser encontradas em vaso, o que aumenta a sua durabilidade e facilita o re-plantio do bulbo.

O lírio representa o amor puro e virginal da fé cristã. Tem uma fragrância forte, doce e característica dos Lírios. Na antiguidade os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos. No Feng Shui os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa "Amor eterno".
·                Buquê de Lírios Lilás e branco - inocência
·                Lírio azul - constância
·                Buquê de Lírio branco - discrição
·                Lírio amarelo - desengano


A Margarida era considerada a flor das donzelas, representando a juventude, virgindade, amor inocente e sensibilidade. No idioma Inglês a palavra "Daisy" parece ser uma corrupção de "day's eye", fazendo referencia ao movimento da flor em abrir junto com o sol e fechar-se ao anoitecer, sendo também chamada de "olho do dia".
As margaridas são muito procuradas nas Floriculturas na composição de arranjo de flores e vasos para presente justamente pelo seu significado e por transmitir jovialidade, alegria e bem querer. Muitas pessoas vêem a margarida como sendo o símbolo de bondade e do afeto.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário