quinta-feira, 30 de maio de 2013

Alfabeto Grego...

Letra
Nome
Α α
Β β
Γ γ
Δ δ
Ε ε
(Ϝ)
Ζ ζ
Η η
Θ θ
Ι ι
Κ κ
Λ λ
Μ μ
Ν ν
Ξ ξ
Ο ο
Π π
(Ϻ)
(Ϙ)
Ρ ρ
Σ σ,ς
Τ τ
Υ υ
Φ φ
Χ χ
Ψ ψ
Ω ω
(Ͳ)


 O alfabeto grego  é o conjunto de 24 letras (na atualidade) utilizado na escrita da língua grega. Acredita-se que tal sistema foi instituído por volta de 750 a.C. encontrando-se em uso contínuo durante os últimos 2.750 anos.
Sua importância é ainda hoje imensa, pois além de ser a escrita representativa de uma das mais importantes culturas desenvolvidas pela humanidade, ela foi difundida entre as mais diversas regiões, como Índia, Egito, Cáucaso, tendo ainda servido de base para a composição de outros alfabetos, como o cirílico, utilizado no registro da língua russa, o georgiano, utilizado para escrever a língua georgiana e outras vizinhas, ou ainda o alfabeto copta, utilizado na escrita do idioma egípcio, hoje limitado à liturgia da igreja copta (cristã) do Egito. Isso tudo sem mencionar o uso cotidiano das letras gregas na matemática, astronomia, em fórmulas químicas, designação de parâmetros de circuitos eletrônicos, características de componentes, etc.
A escrita foi desenvolvida a partir do alfabeto cananita/fenício e a ordem e os nomes das letras são derivadas do fenício. Os significados originais dos nomes das letras fenícias foram, em boa parte, perdidas quando o alfabeto foi adaptado para o grego. Em todo caso, sabe-se, por exemplo, que a primeira letra grega, “alfa”, deve seu nome à palavra  fenícia “aleph”, que neste idioma significa “boi”; já a segunda letra, “beta” vem do fenício “beth”, que significa “casa”.



Alfabeto grego
Αα
Νν
Ββ
Ξξ
Γγ
Οο
Δδ
Ππ
Εε
Ρρ
Ζζ
Σσς
Ηη
Ττ
Θθ
Υυ
Ιι
Φφ
Κκ
Χχ
Λλ
Ψψ
Μμ
Ωω
Letras obsoletas
Digamma uc lc.svg
Qoppa uc lc.svg
San uc lc.svg
Sampi uc lc T-shaped.svg
Outros caracteres
Stigma uc lc.svg
Sho uc lc.svg
Heta uc lc.svg






Nenhum comentário:

Postar um comentário