quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sobre o Rio + 20

Geografia- Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
É uma reunião da ONU com quase todos os países do mundo (mais de 190) para discutir como o mundo poderá crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente --tudo ao mesmo tempo. Para isso, são necessários novos meios que evitem as crises financeiras e de empregos pela qual passamos atualmente.
Foram escolhidos dois temas centrais: a economia verde, com um novo modelo de produção que degrade menos o meio ambiente, e a governança internacional, que indicará estruturas para alcançar este futuro desejado.
Ela é chamada assim porque vai dizer o que queremos para o futuro da humanidade, mas também marca os 20 anos da Rio92 ou ECO92. Esta é uma conferência símbolo no mundo todo pois trouxe a discussão sobre ambiente para o dia a dia das pessoas. Reciclagem de lixo, preocupação com poluição e desmatamento da Amazônia, incentivo para a economia de água são algumas atitudes comuns hoje que tiveram grande projeção nesta época.


Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas à sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
 

Rio + 20

Antes:
Os países desenvolvidos estão sempre pensando em dinheiro, mas se esquecem que daqui a algum tempo nenhum dinheiro poderá comprar a natureza que está sendo degradada com essa cobiça.
O Rio + 20 visa o desenvolvimento sustentável, mas será apenas mais um encontro, como a ECO92 que ficou cheio de coisas mal resolvidas e inacabadas.

Depois:
Ficou tudo muito confuso, nada foi bem decidido, pois as idéias de desenvolvimento sustentável, embora sejam muito boas, envolvem muito dinheiro, e os países desenvolvidos não entendem que é um gasto para o bem.
O ser humano degradou o meio ambiente e agora notou que custa caro reinventar toda a sociedade, para ter um desenvolvimento sustentável;bastaria cada um fazer a sua parte, mas o países desenvolvidos preferem ficar doentes e poluídos ao correr o risco de empobrecer...

“Após o Rio + 20 os lideres globais devem seguir com a idéia de que crescimento verde não é alcançado exclusivamente por acordos econômicos e políticos ou soluções tecnológicas. Não há desenvolvimento sustentável se riscos corroem o progresso, se desigualdade e violência enfraquecem a sociedade. O crescimento verde acontece se enraizado nas sociedades sustentáveis, baseado no conhecimento adequado e em habilidades e valores.”



O corte de árvores na região da Usina do Gasômetro motivou um novo protesto em frente à prefeitura de Porto Alegre na noite desta quarta-feira (29). A concentração em frente ao Paço Municipal, na Praça Montevidéu, iniciou no final da tarde. Com cartazes e palavras de ordem, eles se manifestaram contra o corte de 57 árvores na madrugada desta quarta, após quatro meses de impasse. A remoção da vegetação faz parte das obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) para a Copa 2014.
A policia foi chamada para prender os protestantes que estavam acampando no lugar e a prefeitura fez o corte das árvores... A vida e a beleza de POA está sendo cortada neste momento... Todos sabemos os benefícios das árvores, que elas são essências, elas diminuem a poluição, deixam a cidade mais linda, ajudam na manutenção climática, são de vital importância para o ambiente, e por mais urbano que este seja deve ter árvores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário