segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hogwarts, uma história... Adivinhação


Matérias de Hogwarts

Adivinhação

Adivinhação é uma matéria de Hogwarts que ensina como ler folhas de chá, ler a palma da mão, bolas de cristal e ainda como interpretar sonhos. Como o próprio nome já diz, é uma arte mágica voltada para o futuro, e os aprendizes devem ter em mente que nem sempre as adivinhações estão corretas, sendo assim um ramo muito cheio de hipóteses. Essa matéria era ensinada apenas pela professora Sibila Trelawney até 1995-1996, após o que, as aulas passaram a ser divididas entre ela e Firenze.
É lecionada por Sibila Trelawney até o quinto ano de Harry em Hogwarts, quando ela passa a dividir a disciplina com o centauro Firenze. A abordagem de Firenze, como um centauro, é bem diferente da de Sibila. Na visão do centauro, a astrologia é muito importante para previsões de grandes acontecimentos, e não de coisas triviais.
A sala de aula de Trelawney fica no alto da Torre Norte, perto de seus aposentos. Já Firenze, como é um centauro e não pode subir até lá, utiliza uma sala localizada num corredor térreo, do lado oposto do hall de entrada.

Sibila Trelawney 
Mais parecida com uma cruza de sótão com salão de chá antigo, a sala de aula de Trelawney era repleta de mesinhas circulares, rodeadas por cadeiras forradas de chintz e pequenos pufes estufados. A iluminação de luz avermelhada era fraca, o que piora ainda mais, já que as janelas e abajures estavam tapados. A lareira sempre ligada provocava uma sensação de calor sufocante. Nas pratelheiras muitos itens de adivinhação: baralho de cartas, bolas de cristal, xícaras, etc.

Firenze 
Localizada na incomum sala onze do térreo de Hogwarts. Fora transformada em uma espécie de clareira florestal. O piso terroso havia sido revestido com um musgo primaveril no qual se erguiam árvores. A luminosidade da sala podia ser alterada, dando um efeito de crepúsculo, surgindo até estrelas no teto.

Tipos de adivinhação:
Previsão do futuro 
Praticada pelos humanos, como nas aulas da professora Sibila Trelawney. Existem diversas formas de previsão do futuro, seja por cartas ou pelos sonhos. Tipos de Previsão do Futuro mencionados nos livros:
·  Astrologia
·  Bola de Cristal
·  Cartomancia
·  Heptomologia
·  Interpretação dos sonhos
·  Leitura de folhas de chá
·  Quiromancia
·  Presságios do fogo
·  Presságios de morte
·  Ornitomancia
·  Tripas de aves
·  Símbolos das folhas de chá

Centáurica 
Praticada pelos centauros e ensinada por Firenze. Privilegia o uso da astrologia e outras técnicas da sabedoria dos centauros.

Visões 
Terceiro tipo de adivinhação. Esta é verdadeira adivinhação, embora o que o Vidente revela normalmente está na forma de uma Profecia, que então requer alguma interpretação. Um Vidente, possuidor da Visão Interior, não parece ter controle sobre suas visões. Por exemplo, Trelawney realizou apenas duas Profecias, embora ela denuncie diversas falsas visões durante suas aulas. Quando surge a predição da Profecia, Trelawney entra em transe e incorpora uma voz completamente diferente. Ambas as vezes, depois de falar a Profecia, ela não se lembrava de nada dito.
As verdadeiras visões são muito raras, mas já acontecem há muito tempo. Há um salão enorme dentro do Departamento de Mistérios onde estão registradas milhares de Profecias. Elas são armazenadas em esferas de vidro. Cada esfera está rotulada com as rubricas do vidente que denunciou a Profecia, a pessoa que foi confiada a ouvi-la e o seu assunto.

Livros - Desvendando o futuro e Oráculo dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário