quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como Cuidar Dos Seus Livros!


Se você tem o hábito da leitura e assim como eu gosta de ter os seus livros guardados para ler e reler quantas vezes quiser, você como eu deve ter uma estante enorme em sua casa. Mas os livros precisam de cuidados, pois são feitos de matéria orgânica (papel). Cuidar dos livros dá um pouco de trabalho, mas é um trabalho necessário a todos aqueles que amam seus exemplares e querem mantê-los por um longo período de tempo. Vale à pena ter esse cuidado. Veja algumas dicas para conservá-los e guardá-los:
i  Procure não manusear os livros com as mãos sujas ou engorduradas. Dica básica, eu sei, mas vale lembrar.
i  De uma a duas vezes por ano limpe a parte de cima e as laterais de todos os seus livros para remover a sujeira e a poeira acumulada.
i  Se possível que a estante esteja em um lugar sem umidade.
i  Para prevenir os livros das traças tente sempre manter sempre a área dos livros arejada, com as janelas abertas sempre que possível, e deixar pastilhas de cânfora pelas prateleiras (podem ser encontradas em farmácias de manipulação). Bolinhas de naftalina, cravo da índia, grãos de pimenta do reino e folhas de louro também funcionam, mas é preciso trocar mensalmente. É fundamental manter os livros limpos.
i  Mantenha os livros na vertical. Se eles ficarem “deitados” na diagonal, se deformarão. Na horizontal também, além de ficarem com a capa marcada.
i  Para evitar que os livros criem bolor, passe perfume neles. As essências de alfazema e terebintina são as mais indicadas.
i  Se o livro estiver úmido, coloque-o para tomar sol.
i  Para a limpeza no dia a dia, use um espanador bem peludo para remover a poeira constantemente.
i  Estantes com portas de vidro são as mais recomendadas para guardar livros, pois os mantém protegidos dos insetos e também da poeira. Mas tudo bem se você só tiver uma estante aberta, pois é a mais comum mesmo, basta ter esses cuidados.
i  Procure não manter livros que você não goste, que não estejam sendo úteis ou que não tenham valor emocional para você. Doar livros ajuda outras pessoas e libera espaço na estante, fazendo o ar circular.
i  Sempre mantenha os seus livros longe das mãos de pessoas descuidadas, e só empreste se realmente conhecer a pessoa e souber que ela vai cuidar do livro com todo o amor. Só empreste livros para pessoas de sua confiança (que terão os mesmos cuidados que você!).
i  Nunca use a orelha da capa e lembre-se: ela não é um marcador de páginas!
i  Nunca use fitas adesivas e colas, pois a composição química delas pode manchar as folhas dos livros.
i  Evite retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada. Isso faz com que ela se enfraqueça e que, possivelmente, se rompa!
i  Jamais dobre o papel ou faça qualquer tipo de marcação: seja a lápis, caneta, grifa-texto, ou outros.
i  Não apóie os cotovelos sobre livros muito grandes, isso pode acabar descolando o caderno da lombada.
i  Nunca faça anotações em papéis colocados sobre a capa de um livro, isso deixa marcas!
i  Evitar usar clipes metálicos: eles oxidam e transferem aquelas manchas amarronzadas (horríveis) para o papel.
i  Não inserir no livro pétalas ou folhas de plantas, recortes de jornais e papéis ou papelão. Eles modificam o  pH do papel, provocando manchas, além de prejudicarem a encadernação.
i  Cuidado para não deixar nenhum fragmento de alimento entrar em contato com os livros: isso pode atrair insetos!
i  Para evitar uma infestação de insetos, faça uma limpeza periódica em seus títulos e na estante com um pano limpo e seco.
i  Dê atenção à espessura das prateleiras e cuidado com livros mais pesados, eles merecem um “lugar especial”.
i  Oxigene as páginas: virar as páginas evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
i  Não guarde livros em sacos plásticos. Isso impede a respiração do papel.
i  Evite encapar os livros com outros tipos de papéis, com o pardo, por exemplo, ele altera o pH das folhas.
i  Deixe um espaço entre estante e parede, pois ela pode transmitir umidade aos livros, o que pode gerar fungos!
i  Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
i  Não coloque o livro em contato direto com a luz do sol: ele pode desbotar ou deformar. A luminosidade excessiva desbota suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo.
i  Ao consultar ou ler um livro, esteja atento para a abertura natural deste. É comum pensar que, ao pegar um livro, podemos abri-lo totalmente em um ângulo de 180 graus – e assim forçamos a abertura. É certo que a lombada irá quebrar‑se, mais cedo ou mais tarde, de acordo com a qualidade e tipo do material com que o livro é feito e encadernado. 
i  Alguns livros são vendidos com capas de proteção, que normalmente tiramos e jogamos fora; o que é um grande erro, uma vez que essas proteções gratuitas ajudam muito em sua conservação.
i  O uso do contact ou da fita provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes se estende até o seu miolo.
i  Nunca vire a página de um livro ou revista molhando o dedo na língua. Podem-se atrair insetos e roedores ao se deixarem vestígios de alimentos dentro dos livros. Também pode desencadear reações ácidas (manchas). O ideal é virar pela parte superior da folha.
i  Nossas crianças e animais domésticos, como são lindos! Contudo, deixe seus livros longe do alcance deles, pois são muito peraltas e gostam de roer, rasgar, jogar no chão etc.

Os livros são um tesouro inestimável para mim... Então antes que alguém me pergunte de novo, não eu não empresto os meus livros!!! (É um trauma de infância  por ter emprestado dois livrinhos a outra criança quando eu era pequena - eram os meus primeiros livros - e não tê-los recebido de volta, algum tempo depois eu os achei no esgoto da casa desta outra criança, foi muito triste...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário