quinta-feira, 23 de maio de 2013

Runas...



As runas são um conjunto de letras s relacionados que usam letras características (também chamadas de runas), usadas para escrever nas línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Estes caracteres têm sido encontrados em pedras rúnicas, e em menor número em ossos e peças de madeira, assim como em pergaminhos e placas metálicas.
Em todas as suas variedades, as runas podem ser consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte. A versão escandinava que também é conhecida como Futhark, e a versão Anglo-saxónica conhecida como Futhorc.
As inscrições rúnicas mais antigas datam de cerca do ano 150, e o alfabeto foi substituído pelo alfabeto latino com a cristianização, por volta do século VI na Europa central e no século XI na Escandinávia.
Contudo, o uso de runas persistiu para propósitos especializados, principalmente na Escadinávia, na área rural da Suécia até ao início do século XX.
Além do alfabeto, a cultura germânica antiga possuía um calendário, cujo ano se iniciava no dia 29 de Junho, representado pela runa Feob.
Runemal era a arte do uso de alfabetos rúnicos para obter respostas, como um oráculo, instrumento usado pelos iniciados nesta arte desde o pré-cristianismo para o auto-conhecimento. Arte denominada de pagã pelo cristianismo.
Contam as lendas vikings que os deuses moravam em Asgard, um lugar localizado no topo de Yggdrasil, a Árvore que sustenta os nove mundos. Nesta árvore, o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria: as Runas. 
As runas são um legado de tempos bastante longínquos cerca de três mil anos, para nossa atualidade, entre os vikings inicialmente eram jogadas com pedras nas quais eram representados com símbolos gráficos possivelmente caracteres escandinavos bastante bucólicos, em número de vinte e quatro que representam caminhos dentro da árvore da vida distribuídas entre três deuses: 
Hagal representando o mundo da natureza; 
Freya o mundo material; 
Tyr o mundo espiritual.
Existe ainda uma vigésima quinta runa que é a branca e representa o Deus Odin. Ou seja, cada uma delas está interligada a uma força determinada, com um poder específico.
As runas são ferramentas que tem como objetivo conduzir o indivíduo a um desenvolvimento interno. Sempre de forma a descobrir as respostas dentro de si, e não adivinhar estas respostas externamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário