quinta-feira, 16 de maio de 2013

Saúde e Beleza das Unhas


È    Beba bastante água: Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. Manter o corpo hidratado faz com que suas unhas também fiquem mais hidratadas e saudáveis. Seis copos de água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais.
È    Cera nutritiva: As ceras nutritivas são ótimos aliados para manter a hidratação das cutículas. São à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte. A cera deve ser aplicada três vezes por dia, para manter a cutícula hidratada.
È    Óleo fortalecedor:  Uma solução para fortalecer unhas fracas. Ele deve ser passado antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície.
È    Passe hidratante nas mãos 
È    Faça as unhas uma vez por semana 
È    Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas,hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.
È    O excesso de esmalte pode ser a causa doenfraquecimento das unhas, já que contêm produtos químicos que causamdesgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade.
È    Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode trazer sérias lesões podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma "porta aberta" para esses micro-organismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.
È    Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar.
È    A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.
È    Cuidado com o que come: Tenha uma dieta balanceada, rica em: cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros).
È    Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos
È    Não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
È    Não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
È    Qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Para a longa duração do esmalte:
Antes de pintar: Lixe suavemente a superfície da unha com um produto específico para isso. Se ela estiver descascando, a chance de o esmalte sair rápido é maior. É importante retirar completamente os resíduos de cor, de creme para cutícula ou de hidratante para mãos (pois atrapalham a aderência do verniz) e secá-la bem.
Ao pintar: Esmaltes velhos não duram tanto quanto os novos. Por isso, fique de olho na validade dos seus ou nos da manicure. Lembre-se de tirar o excesso ao redor e na ponta das unhas com algodão e removedor. Se quiser manter o verniz intacto por cerca de 20 dias, opte pelas versões em gel, novidade que apresenta maior durabilidade.
Depois de pintar: Aplique uma camada de extrabrilho logo depois que o esmalte secar e repita a operação a cada três ou quatro dias. Isso vai intensificar a cor escolhida. No dia a dia, use luvas de silicone ao lavar a louça ou mexer com produtos de limpeza.


Inspirações:



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário