segunda-feira, 13 de maio de 2013

Anime e Mangá


Sites para saber mais:
Mangá; Baixar ou ler on line:
Sites para baixar animes:
Entre outros...

Normalmente quando vamos baixar um anime, ele possui uma breve resenha e a classificação, muitas pessoas dizem: ah, é desenho animado, coisa de criança... Depende muito do anime... Muitas vezes possuem cenas de matança, entre outras coisas... Você curte anime? Quais são seus preferidos? Você não conhece anime? Então dá uma conferida...
Anime: Desenho animado japonês – animação.
Mangá: Quadrinhos japoneses.
Em geral, os animes possuem seus mangás...
Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.

Os sentimentos são, geralmente, reproduzidos de maneira explícita por meio de conjuntos de reações, como por exemplo:
Ø  Gota d’água que aparece do lado do rosto do personagem, representa o seu constrangimento;
Ø  Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens, representa raiva ou maldade;
Ø  Diminuição súbita do personagem, representa a vergonha;
Ø  Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.

Características dos mangás:

Ø  Uma das características dos mangás está no próprio alfabeto japonês. Os ideogramas representam, além de sons, idéias. É muito comum encontrar onomatopéias representadas por ideogramas do alfabeto japonês.
Ø  Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de “trás pra frente”, considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e osquadrinhos são lidos da direita para a esquerda.
Ø  Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, além disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho.
Ø  É comum encontrar mangás impressos em papel jornal, preto-e-branco. Devido ao grande número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores.
Ø  O principal ingrediente é a capacidade de fazer as pessoas mergulhar nas histórias, transparecendo suas emoções e sentimentos e encantando os leitores.

Gênero ou classificação dos animes:
Para gênero e classificação de animes são utilizadas palavras específicas, que na sua maioria, vem do japonês. Um anime pode ser descrito com vários gêneros.

Kodomo

Kodomo é o gênero de animes ou mangás destinados ao público infantil.
Kodomo se destaca dentre os outros gêneros, por suas histórias pequenas devido a dificuldade das crianças de acompanharem uma série longa, e sem cenas sangrentas além de possuir traços e narrativa simples.
Os mangás Kodomo em geral possuem atividades como labirintos, jogos ou coisas do tipo.

Shōnen

Shonen é o gênero de anime ou mangá destinado ao público adolescente masculino, apesar de interessar a qualquer faixa etária.
O que diferencia o Shonen dentre os outros gêneros é o enredo humorístico, cenas de ação, heroína bonita, enredo bastante trabalho, voltado para uma série que dure anos.
É também normal que nesse gênero o protagonista, tenha uma certa determinação.
Esse gênero também se foca muita em incentivar uma amizade.

Sub-gêneros

Shonen-ai

Shonen-ai é um gênero que se caracteriza por relações românticas entre homens, mais mesmo assim é comum ver cenas de ação e comédia. Embora neste, essas ocorram menos vezes.
Esses relacionamentos geralmente ocorrem de forma inusitada, geralmente passional, algumas vezes nem chega a ser retratado, pois esse relacionamento se fecha apenas em amizade.

Mahou Shonen

Mahou Shonen é o gênero o qual possui Garotos Mágicos, eles podem ser ou não os protagonistas. Geralmente tem como objetivo lutar por justiça. A característica dos personagens é de serem sérios, e com aparência atraente.


Bishonen

Bishonen, em japonês significa garoto bonito, muitas vezes as pessoas especificam logo de cara que é um gênero, o gênero existe, mas ele ocorre mais em personagens.
Geralmente esses personagens não dão muito valor a toda atenção que recebem das personagens femininas.

Shōjo

Shojo é o gênero destinado ao publico adolescente feminino.
Shojo Se difere de outros gêneros por possuir características de histórias românticas, com personagens da mesma idade das leitoras. Geralmente as histórias correm de forma cotidiana, escolas, casas, lugares de lazer e etc.
É muito fácil reconhecer esse tipo de gênero até por que o inicio geralmente é igual. Em algumas vezes mangakas abusam de ficções cientificas.

Sub-gêneros

Bishojo

Bishojo, em japonês significa garota bonita, esse subgênero é a denominação para animes que possuem personagens femininas muito atraentes.
Geralmente essas são muito tímidas e acolhidas (Moe), e por isso nem percebem que são lindas.

Mahou shojo
Mahou Shojo ou magical girl se caracteriza por ter protagonista jovem com poderes mágicos.
Essas jovens geralmente tiram seus poderes de objetos místicos, colares, varinha e etc.
Geralmente as protagonistas desses tipos de séries lutam por Amor, Alegria, Paixão, Justiça... Mas nunca por vingança.

Shojo-ai

Shojo-ai tem como característica uma relação entre duas personagens femininas, muitas pessoas dizem que esse é Yuri, pois geralmente as histórias de ambos tem o mesmo objetivo, só que em Shojo-ai não chega a ocorrer cenas de sexo explicito. E esse ‘’amor’’ as vezes é simbolizado apenas por uma amizade muito forte, aonde a os respeito de ambos os lados.

Seinen

Seinen que significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangás e animes voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos.
A grande diferença entre Shonen e Seinen está nos temas e no conteúdo maduro.
Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis.
Os personagens dos Seinen geralmente estão em torno dos 20 aos 40 anos e passam por problemas típicos de sua faixa etária, tendo muitas histórias se aprofundando em temas como negócios e política - que podem ser maçantes para os jovens - passando até por complexas histórias de ficção científica que exigem conhecimento universitário para se compreender.

Sub-gênero

Gekiga

Gekiga com um traço pesado é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vingança, armas (de fogo, espadas, adagas e tonfas), sangue, mortes, guerras, flashbacks, máfia, brigas de rua, drogas, corrupção, entre outros, são alguns elementos que o caracterizam.

Josei

No gênero Josei as histórias são geralmente da vida adulta com foco no cotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás shōjo apresentam romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio.
Suas histórias tendem a ser menos fantasiosas tanto o shōjo quanto o seinen, sendo que o uso de fantasia e ficção científica é raro nos Josei. Outra característica dos Josei é a liberdade para se criar as histórias, pois não existem restrições.

Ecchi

Ecchi ou Etchi é um termo japonês que se refere à relação sexual.
Em japonês significa indecente. Contém humor sexual bem moderado.
No Ocidente, o termo é associado principalmente com animes, mangás, ou jogos que apresentem a sensualidade como principal tema, em contraste com o termo hentai, usado para aqueles que apresentam sexo explícito.
A origem da palavra é incerta, porém, acredita-se que seja um acrônimo em japonesa da própria palavra Hentai, pelo fato de que no Japão a letra H tem som de Ecchi/Etchi, sendo que muitas vezes se referem a mangás hentai como H-mangá.

Hentai
Hentai é uma espécie de anime ou mangá eróticos. No Japão é muito comum e existem diversos títulos de Hentai. Em japonês Hentai significa anormal ou pervertido, usado para descrever animes pornográficos.
No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Erro. Possui sexo explicito, muitas vezes com exageros. Existem ainda os Doujinshis, que são versões hentai de vários mangás conhecidos.

Sub-gêneros

Bondage

Bondage é um tipo específico de fetiche, geralmente relacionado com sadomasoquismo, onde a principal fonte de prazer consiste em amarrar e imobilizar seu parceiro ou pessoa envolvida. Exemplo: professores em alunas, alunos em professoras.


Futanari

Futanari representa hermafroditas, travestis, transexuais...

Toddlercon

Toddlercon é um tipo de anime/mangá hentai pouco conhecido envolvendo bebês ou crianças de 0 a 5 anos de idade em cenas de sexo, nudez, estupro, ou de duplo sentido.

Yaoi

Yaoi e o gênero de animes ou mangás que geralmente e destinado ao publico feminino, animes desse tipo tendem a focar sua história em um cotidiano normal, sem muitas ficções ou algo do gênero.
Esses relacionamentos, deferente do shonen-ai, não se fecham apenas na ''amizade'', mas nesse fica bastante explícito o amor entre os companheiros.

Sub-gênero

Yaoi Lemon

Yaoi Lemon base desse tipo é quase que a mesma, história personagens, a diferença é que neste tem a ocorrência de sexo explícito.

Yuri

Yuri é o gênero de mangás e animes que apresentam personagens femininas e sexualmente dominantes, ao contrário do estereótipo da mulher frágil. Muitas histórias descrevem a relação entre uma mulher mais velha (às vezes com algumas características masculinas) e uma mais nova, mais submissa e insegura. Geralmente as personagens não tem uma opção sexual bem-definida, ou são bissexuais, e é possível que sejam atraídas apenas por uma mulher em especial.
Elementos de Yuri e shoujo-ai podem aparecer em produções para qualquer público-alvo, incluindo cenas eróticas para o público masculino e histórias românticas para o feminino. Esses elementos podem tanto aparecer em séries infantis ou adultas.

Sub-gênero

Yuri Orange

Yuri Orange base desse tipo é quase que a mesma, história personagens, a diferença é que neste tem a ocorrência de sexo explicito.

Harem

Harem, em termos gerais, é um anime/mangá caracterizado por um protagonista cercado, geralmente amorosamente, por três ou mais membros do sexo oposto.
Esse personagem , geralmente é tímido, e acaba sendo influenciado pelas personagens.
As que o rodeiam são de diversos tipos, Moe, Tsundere, Meganeko, ...
Mecha

Mecha, no Japão é o nome que se da aos robôs, mas no contexto do anime, também se chama de mecha às produções em que mechas e seus pilotos são os principais personagens. Esse gênero também se tornou popular em séries de ficção científica japonesa, conhecidas como tokusatsu, e levou a produção de grandes linhas de brinquedos inspirados nos mechas.
O público-alvo desses animes são jovens e adultos do sexo masculino, mas há uma grande variedade de histórias sobre mecha abrangendo vários gêneros e estilos.
Características comuns do gênero são o combate ao mal, os pilotos de idade adolescente em profusão e o uso de gritos e bordões para controlar os mechas.

Lolicon

Lolikon ou loli-con é uma abreviatura de lolita complex, ou seja, complexo de lolita em inglês. A palavra é usada no Japão para pedofilia ou efebo filia. Fora do Japão, geralmente é usada quando se refere a animes ou mangás que retratam meninas menores de idade (de 6 a 17 anos) em situações sexuais ou de nudez.

Shotacon

Shotacon é um termo japonês para um complexo relativo à sexualidade (Shôtaro Complex), onde um adulto homem ou mulher sente-se atraído por um garoto mais novo e vice-versa.
Kemono


Kemono, são animes que possuem personagens animais e estes geralmente possuem sentimentos e raciocínio humanos.
Os traços desse tipo de gênero são focados em deixar a história mais fofinha bonitinha.
Mas dependendo da história o traço pode ser mais voltado para o ''hentai'' e então começam a exagerar em partes dos animais como seios, glúteos e etc...


Outros gêneros semelhantes aos filmes e desenhos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, esportes, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário