quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sobre a poesia... E o poema...


Poesias...

Sobre a:

A poesia é um jogo de palavras, usada como forma de expressão, palavras jogadas, em prosa, ou verso, ás vezes tem sentido, às vezes não...
A poesia é estudada na escola, nas aulas de literatura, dês de o tempo em que era obrigatório um certo número de linhas, ou um certo tipo de rimas, até o tempo da poesia moderna, com imagens, abstrata, atual...
A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).
A poesia existe dês de muito antes de 1700 a.C; ou talvez exista dês de antes da própria existência... Cada poeta que passa pela humanidade, está nos ensinando à poesia... Todos somos poetas... Cada ser humano deste mundo ou fora dele é um poeta, pois vive com rima perfeita de alma e corpo em harmonia...
Permitem uma classificação dos poemas conforme as suas características. Por exemplo, o poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, eloquente, abordando temas como a guerra ou outras situações extremas. Dentro do género épico, destaca-se a epopeia. Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional.
Poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor. Vários poemas falam de amor. O poema, é o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma. Poesia é diferente de poema. O Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.
 
A poesia segundo o dicionário:
1 – a arte de escrever em versos
2- inspiração

A diferença:
Poesia: composição poética pouco extensa
Poema: composição poética com enredo e de certa extensão

Poema é um gênero textual em versos e, mais raramente, em prosa em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica.
Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como quadrinhahaicai, poema-colagem, soneto, poema dramático, poema figurado, epopeia, etc.
Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.
Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artescanções, poemas, poesias etc).
Poema: gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia.
Poesia: caráter do que emociona, toca a sensibilidade e sugere emoções por meio de uma linguagem.

Na Grécia Antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico.
A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até o início do século XX quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma métrica.

Espera
Coopera
Trepida
Gira
Volta

A vontade
A verdade
O livro
O sangue
A rosa...

Guarda chuva,
Bolinho de chuva
Parabéns pra você...

Amor, amor
Vem e volta
Gira
Vira e desvira
Trepida
Beijo
Romance

Entrelace...
Impasse
Espace
Espaço
Compasso

Girando
Em uma dança infinita
Do amor

Amor, da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário