segunda-feira, 2 de março de 2015

Opinião... Sobre imagem pessoal.

Opinião Pessoal: Cabelo Colorido No Trabalho – E Outros Obstáculos...


Olá! Resolvi escrever esta matéria, pois já me deparei com este obstáculo algumas vezes: “Ah, gostaríamos de ter você em nossa empresa, mas sem este cabelo.” Querem só um pedaço de mim? Acontece que moro em uma cidade pequena, de interior, aonde tudo o que o povo não esta acostumado é estranho. - Bem vindos a Colonópolis! (ou Gringolândia, também serve) – Em minha cidade dá para contar nos dedos o numero de pessoas que tem cabelo colorido, isso faz as pessoas acharem bem estranho, acharem que você usa aquele spray colorido que nem criança usa, lava que sai. Se bem que aqui uma tatuagem, um piercing, um alargador, já são estranhos o suficiente. 
Então me pergunto: Quem são vocês para dar palpite no corpo dos outros? Nosso corpo é nossa casa, nós nos vemos todos os dias no espelho, e somos nós quem devemos nos sentir bem e gostar do que vemos no espelho, os outros são os outros... Ninguém gosta que alguém venha entrando na sua casa e arrumando tudo diferente, te criticando pelos quadros ou pela cor que você pintou as paredes.
“Não vou te contratar porque você tem cabelo roxo...” É quase o mesmo que: “Não gosto de gente loira, então não vou ser sua amiga!” (voz de criancinha). Ou não vou contratar a fulana porque ela é ruiva, nem aquela que tem cabelo crespo, nem o careca, porque diversidade não combina com a empresa... Tem que ter um padrão: Comprem robôs!!!
A mesma coisa que um piercing, por exemplo, ou um alargador... As pessoas aqui acham estranho, mas a mulher que usa aquele brinco do tamanho do Himalaia, ah, essa é bem normal! 






Todos temos gostos diferentes, e todos somos diferentes... Seria muito bom se as pessoas aceitassem isso e medissem antes de tudo a capacidade do candidato, antes de olhar o que tem de estranho... Se me pedir para mudar cabelo - tirar piercing - esconder tatuagem, eu recuso o emprego. Porque nós não vivemos pela empresa que trabalhamos, precisamos dela para sobreviver, mas não somo obrigados a usar a “imagem da empresa” absolutamente sempre, todos tem uma imagem própria! E se o emprego já começa por restrições tão pequenas e pessoais assim, podemos imaginar como seria o dia a dia convivendo ali... Uniforme sim é uma coisa que concordo, e nem entra nessa discussão, mas o que tem a ver com a nossa imagem pessoal, aquilo que não influencia em absolutamente nada dentro do nosso trabalho, aquilo que faz a nossa identidade, isso deve ser mantido!


Um comentário:

  1. Ontem assisti uma palestra que me fez retornar este assunto...
    Por mais que devemos sim respeitar as regras da empresa e estar de acordo ao que a empresa solicita tem algumas coisas que eu acho sim uma falta de mente aberta (seria "conservadorismo" a palavra certa)... Pessoalmente meu cabelo e colorido e eu não quero deixar de pintar, muita gente tem a opinião de que o emprego é mais importante que isso, e não está errado, mas, por exemplo, quando eu estou trabalhando eu prendo o meu cabelo de uma forma que as pessoas nem notam que tem algo diferente ali... Uma vez eu estava atendendo na loja, com o cabelo preso, discreto e uma cliente "conservadora" falou para mim: Olha só o cabelo daquela moça, credo... Falando de uma outra cliente com o cabelo colorido que eu pessoalmente achava lindo. Eu apenas sorri para a cliente e prossegui com o atendimento. Minha aparência não vai mudar meu caráter e minha capacidade, mas também não vou dizer nunca, se algum dia eu aparecer com o cabelo castanho de novo, pode apostar que foi por causa de trabalho e também que eu estarei profundamente triste por isso...
    Pq eu sei, que tem quem não gosta, mas também tem quem gosta... :)

    ResponderExcluir