quinta-feira, 20 de março de 2014

Destruição...

Prepare meu funeral
Quero as rosas brancas
mais bonitas
E os lírios murchos,
que morreram comigo

O meu velório será solitário
E eu mesma me enterrarei!
Quero o caixão mais puro
Incrustado em tristeza
(a minha)

Quero a roupa mais fina
Para jogarem terra em cima
Mas não quero
essas falsas orações...

Prepare meu funeral
Pois esta noite eu morri...
A morte da minha alma
A morte do meu coração...

Prepare meu funeral
Pois hoje eu morri
Mas não se preocupe
Pois sempre renascerei...
Mas só amanha.


Hoje desmoronei
Nas tristeza da existência
Mas amanha, amanha me recomponho...
Amanha me reconstruo...



*morri*

sábado, 1 de março de 2014

Não Entre em Pânico




Qual é a resposta para a questão fundamental da vida, o universo e tudo mais?
42                                              

O Guia do Mochileiro das galáxias é uma série escrita pelo britânico Douglas Adams, um ateu, professor e amante da tecnologia, possuidor de um humor irônico, acido, sarcástico. Os livros de ficção cientifica cômica se tornaram muito conhecidos através dos anos.
 O famoso Guia do Mochileiro das Galáxias que traz o inglês Arthur Dent e o extraterrestre Ford Prefect como protagonistas de loucas aventuras espaciais, começou como novela de rádio, e logo em seguida se tornou uma consagrada série de cinco livros que vendeu mais de quinze milhões de cópias pelo mundo. Devido a esse grande sucesso, tornou-se também uma famosa série de TV, quadrinhos, um game de computador, e um filme (com bilheteria milionária) que foi concluído após a morte de seu grande autor Douglas Noël Adams que, além de escritor, também era novelista e músico. A série também foi adaptada para teatro com vários scripts.
A coleção de livros é uma "trilogia" de cinco livros publicados entre 1979 e 1992, um sexto romance escrito por Eoin Colfer, em 2009.
Douglas Adams nasceu em 1942 e morreu em 2001, com 49 anos de idade.


Os livros são:
1.      O Guia do mochileiro das galáxias
2.      O restaurante no fim do universo
3.      A vida, o universo e tudo mais
4.      Até mais, e obrigado pelos peixes
5.      Praticamente inofensiva
6.      E tem outra coisa... – Eoin Colfer


Há muita discussão sobre o ultimo livro ter sido escrito por outro autor, que não o original, mas este soube manter o mesmo tipo de humor sarcástico, tornando assim o sexto livro igualmente bom.


Como uma homenagem dos fãs ao autor da série foi criado o Dia da Toalha, também conhecido como dia do orgulho nerd, 25 de maio, dia em que todo o mochileiro que se preze não sai de casa sem a sua toalha!  

Conforme o Capítulo 3 do livro:
 Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.) 
— Douglas Addam, Guia do Mochileiro das Galáxias, Cap. 3







As Grandes Idéias de Todos os Tempos





A Editora Globo lançou há algum tempo uma coleção de livros sobre conhecimentos básicos, que acredito que todos deveriam ter, é um estudo sobre os maiores pensadores de cada assunto, as teorias e práticas,etc.
Os livros podem ser comprados/lidos/estudados tanto por leigos curiosos quanto por estudiosos. São livros feitos para saciar a sede de conhecimento.

São quatro títulos até o momento:
O Livro da Psicologia
O Livro da Filosofia
O Livro da Economia
O Livro da Política


O Livro da Psicologia: Seja ao candidatar-se a um novo emprego, buscar apoio para fobias ou compulsões, receber orientação sobre como melhorar o desempenho dos filhos na escola, a aplicação dos estudos da psicologia acompanham decisões e comportamentos a todo momento. Apesar disto, esta ciência ainda é uma área do conhecimento misteriosa para muitas pessoas. Muito além dos estudos de Freud e Jung, "O Livro da Psicologia" traz um panorama completo e detalhado sobre essa ciência da mente e do comportamento. Seguido de uma perspectiva cronológica, e com o apoio de esquemas e gráficos, a publicação destaca autores e contextualiza suas descobertas, traz um glossário com os principais termos e teorias, além de conter um capítulo dedicado a apresentar os cientistas e psicólogos que ajudaram a aprofundar o conhecimento desenvolvido ao longo das décadas. O livro da psicologia é o mais atualizado livro sobre o tema, uma obra que despertará reflexões, destruirá preconceitos e instigará o leitor a buscar o autoconhecimento.



O Livro da Filosofia: O livro da filosofia traz uma coleção de ideias fundamentais para um mergulho no pensamento filosófico. Engana-se quem pensa que por se tratar de uma compilação a abordagem é simplista e somente voltada a leigos: o livro é completo, instigante e oferece a leitores com diferentes perfis informação de qualidade em apresentação gráfica inovadora. Um verdadeiro convite ao exercício do pensar — o verdadeiro objetivo da filosofia.
Organizado de maneira sincrônica, o que permite cobrir da Antiguidade ao momento contemporâneo, o livro é composto por capítulos organizados em torno de máximas dos grandes expoentes da filosofia. A partir dessas máximas, o pensamento é destrinchado e posto em diálogo com as discussões do momento histórico em questão e com outras épocas e perspectivas. Assim, em único livro, visões e teorias conflitantes são postas lado a lado, mostrando que a prática da filosofia não se faz de pensamentos estáticos, mas de uma atividade cotidiana na qual se questiona o viver e suas contradições, expectativas e temores. 
O leitor terá a chance de perceber que a filosofia é, sim, um modo de pensar e estar no mundo, priorizando as principais características humanas: curiosidade, raciocínio e discernimento. Roland Barthes, um dos filósofos abordados, lembrou que “saber” e “sabor” partem de uma mesma etimologia e, portanto, caminham juntos. Se a busca pelo conhecimento deve trazer entusiasmo e alegria, O livro da filosofia nos oferece em abundância essas recompensas.



O Livro da Economia: Escrito por um grupo de economistas, professores, jornalistas e analistas financeiros, O livro da economia apresenta as bases do pensamento que pautou a evolução e as diversas teorias da economia em todo o mundo. Numa escrita ágil, o livro aborda a história de como a humanidade criou e entendeu o dinheiro, o comércio, a especulação, as crises econômicas a partir dos principais nomes desta ciência. Fartamente ilustrado, O livro da economia é dividido em seis partes: “Iniciem o comércio (400 a.C.-1770)”, “A Era da Razão (1770-1820)”, “Revoluções industrial e econômica (1820- 1929)”, “Guerra e depressões (1929-1945)”, “Economia no pós-guerra (1945-1970)” e “Economia contemporânea (1970-presente)”. É possível saber do surgimento do primeiro banco (Florença, 1397), das primeiras cédulas impressas (Banco da Escócia, 1696), da criação do FMI (1944) e do nascimento dos Tigres Asiáticos (acordo Japão-Coreia do Sul, 1965), além do impacto do vapor e dos computadores em importantes revoluções na história econômica humana.



O Livro da Política: A publicação mostra os conceitos que moldam a arte da política, compreendida aqui não só como o jogo disputado nos gabinetes do poder representativo, mas sobretudo como atividade inerentemente humana. Uma prática que, desde a antiguidade da China e da Grécia, leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a primazia do bem coletivo sobre o anseio individual.
Organizado em ordem cronológica. O livro lança um olhar panorâmico: analisa não só as reflexões dos grandes teóricos, mas também as opiniões de quem fez política na prática. Pensadores como Confúcio, Platão, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx, Weber, Hannah Arendt, Noam Chomsky e o o brasileiro Paulo Freire (entre muitos outros) dividem espaço, aqui, com líderes políticos do porte de Abraham Lincoln, José Martí, Gandhi, Lênin, Churchill, Che Guevara e Nelson Mandela, só para citar alguns. 

Adicionalmente, o volume apresenta um inventário de outros importantes pensadores da política, com descrições sucintas de suas obras e contribuições, além de um glossário que traduz didaticamente as principais terminologias e expressões específicas cunhadas ao longo da história. A intenção expressa dos autores é despertar no leitor a compreensão de que a política diz respeito a todos os aspectos do cotidiano – e deve ser conscientemente vivenciada por todos, o tempo todo. Afinal, como alertou Charles de Gaulle, trata-se de uma questão séria demais para ser deixada para os políticos.



Livros interessantes...


Venho vos falar dos livros mais interessantes e/ou inusitados que conheci nos últimos tempos...

Os 13 Porquês Jay Asher

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Editora Ática; ano 2009

Estou muito curiosa para ler este livro... O que leva uma pessoa a cometer suicídio? E porque fazer gravações em fitas cassete? Alguém os dias de hoje ainda sabe o que é uma fita cassete?!...



Destrua este diário Keri Smith

Sinopse: "‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. "criar é esculhambar"

Editora Intriseca; 224 páginas


Estou ansiosa por receber meu exemplar e começar a destruí-lo, parece mito divertido. É um livro interativo, feito de uma maneira criativa, quem antes pensaria em rasgar, rabiscar, molhar ou fazer outras coisas assustadoras com algum livro seu... Admito que terei dificuldade em fazer isso com um livro... 














A Saga do Tigre


A Saga do Tigre é uma coleção de romance/fantasia escrita pela autora americana Colleen Houck, e lançada pela editora Arqueiro.
Conta a história de uma garota do Oregon, e seus tigres, que por acaso são príncipes indianos...

Até agora a coleção conta com 5 volumes:
1.   A Maldição do Tigre
2.   O Resgate do Tigre
3.   A Viagem do Tigre
4.   O Destino do Tigre
Tendo seu 5º volume intitulado “O Sonho do Tigre” sem previsão de lançamento ainda.

A saga terá seu primeiro filme com estréia prevista para 2015.




Na opinião de uma leitora que amou a série e leu todos os quatro livros em menos de um mês, não há necessidade de um 5º volume, embora seria tão bom quanto os anteriores. Mas a autora já declarou que o projeto do quinto livro está inativo, em decorrência de uma trilogia sobre o Egito que ela está escrevendo, sendo assim, impossível lançar o quinto e ultimo livro da Saga do Tigre antes de 2015...