domingo, 30 de agosto de 2015

Yume 夢


Curtam!!!

Apresentação da página: Yume significa ‘sonhos’... Os sonhos que impulsionam a nossa existência, os sonhos pessoais de cada um, seja o sonho de viajar pelo mundo, seja o sonho de ter a carreira que sempre quis, de ter sua casa própria, um carro, formar uma família, ser famoso, plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho... Cada um tem seus sonhos, eu pessoalmente, também tenho os meus, por este motivo a página ganhou este nome: Yume.
Eu não sou oriental, no entanto a cultura, principalmente a japonesa, me encanta muitíssimo. Aqui você vai encontrar um dos vários aspectos desta rica cultura: o origami! É uma arte linda e simples, que precisa de um pouco de habilidade, mas acredito que todos podem aprender a fazer! Sei que muitas pessoas tem uma habilidade melhor que a minha, mas nesta página, além de mostrar o meu humilde trabalhinho e minhas idéias também ofereço para comercialização sob encomenda, vários enfeites de origami que podem servir como um belo presente, uma linda decoração para a sua casa, para sala, quarto, quarto de um bebê, por exemplo, e também como lembrancinhas para aniversários, nascimentos, casamentos, formaturas... Ou seja, a Yume pode estar presente na realização dos seus sonhos! Se você gostar da idéia, entre em contato! Curta e compartilhe as fotos das coisas de que gostar! Comente! Faça sua encomenda!

 


A Yume deseja que você realize todos os seus sonhos e seja muito feliz!

Você pode! Você consegue! Você é capaz! Só basta querer!

Helena (Chame só de Lena!), artesã em fase de testes, escritora nas horas vagas, blogueira porque sim, vendedora por profissão e futura psicóloga se tudo der certo! ^.^

~ Porque não transformar em trabalho um hobby, principalmente nestes tempos de crise! ;)




Lenda do Tsuru: O tsuru é uma ave sagrada lendária do Japão da família da garça que pode viver até mil anos, segundo a lenda se você dobrar mil tsurus de origami com um pedido em mente o pedido poderá se realizar!

Origem do Origami: ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (=kami). Significa literalmente, "dobrar papel". É uma arte milenar japonesa já conhecida no mundo todo, diz-se que surgiu na China, unto com o papel, mas no Japão a arte do origami se difundiu mais. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (garça) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.


Sadako Sasaki tinha apenas 2 anos quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, em agosto de 1945. Ela não se feriu e levou uma vida normal, inclusive praticando atletismo.
Em 1955, com 12 anos, após participar de uma prova de corrida, sentiu cansaço e tonturas. O mal estar não passou nos dias seguintes. Levada ao hospital, foi diagnosticada com a “doença da bomba atômica”, a leucemia.
Sua melhor amiga, Chizuko, foi visitá-la levando papéis de origami e contou para Sadako a lenda dos mil tsurus. Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido.
Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital. Ela morreu em 25 de outubro de 1955, antes de completar os mil tsuru.
O mais importante é que Sadako nunca desistiu e continuou a dobrar enquanto pôde os papeizinhos em formato de tsuru.
Inspirados na sua coragem e força, seus amigos montaram e publicaram um livro com as cartas escritas por ela. Dessa maneira, eles começaram o sonho de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que morreram em consequência da bomba atômica.
Solidários com a causa, muitos jovens japoneses passaram a arrecadar dinheiro para o projeto.
Em 1958, a estátua de Sadako segurando um tsuru dourado foi construída no Parque da Paz em Hiroshima. Crianças envolvidas na campanha fizeram um desejo que ficou escrito para sempre na estátua: "Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!"


O Tsuru e o Dia da Paz
Em 1945, depois da explosão da bomba de Hiroshima, surgiram várias doenças no Japão, entre os sobreviventes da guerra. A pequena Sadako, com 12 anos de idade, foi diagnosticada com Leucemia.
Em tratamento no hospital recebeu de um amigo, vários papéis coloridos para que ela fizesse 1000 origamis do tsuru, junto com o pedido de cura. Como a doença se agravava a cada dia, Sadako começou a pedir pela paz mundial.  Mas, no dia 25 de outubro de 1955, ao completar 964 tsurus, ela faleceu.
Os amigos completaram os 1000 tsurus e iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para construir um monumento pela paz. Em 1958 o monumento foi inaugurado, no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos, no dia 6 de agosto, dia do bombardeio, se faz uma cerimônia no parque, pela paz e para lembrar as vítimas de Hiroshima.

11 de novembro: Dia do origami.
Dia 11 de novembro foi a data em que o “tsuru” (dobradura do grou) foi oficialmente reconhecido como Símbolo da paz. E também foi nessa data que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial que ocorreu no ano de 1918.

Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.
Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.
Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.
Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças. Mais tarde, o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos, acompanhados de pedidos de proteção. Hoje é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizados, casamentos, entre outras comemorações.

Faço encomendas!
São um ótimo presente e uma linda decoração.
Você pode usar como lembrancinha para seu casamento, sua formatura, nascimento do seu bebê, aniversário...
Disponível em vários tamanho, porem os menores ficam mais delicados, portanto melhores em comparação aos grandes.
Com ou sem miçangas, estampado colorido ou preto e branco e liso colorido, faço com papel reciclado também.
Faça sua encomenda, consulte os preços!

~ Por favor, faça sua encomenda com antecedência!!!

Preços a combinar!!!

No momento tenho poucos modelos disponíveis, mas pretendo me aperfeiçoar e em breve trazer mais novidades! ^.^ 

P.S.: Nenhum origami nunca sai igual ao outro, em conseqüência nenhuma peça (pêndulo, sino...) também nunca vai sair igual à outra, sempre vai haver alguma pequena (ou grande) diferença.
  
Galeria: (veja mai fotos facebook)








































 Hey! Tem mais lá no facebook
Yume
Acessem! Olhem! Curtam! Compartilhem! Dagam que amaram... <3 

\o 
^.^