domingo, 21 de julho de 2013

Previsões Literárias...

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

Esqueça Nostradamus, por incrível que pareça as maiores previsões do futuro vieram de obras literárias de alguns escritores famosos. Alguma chegaram a falar que poderiam ter ficado ricos com suas previsões.  



Quer saber o que eles falaram? Então vamos lá: 

- JULIO VERNE (1828-1905)
Julio Verne foi um dos pioneiros do futurismo e previu a existência de viagens espaciais, submarinos, helicópteros e satélites. Em 1869, o escritor francês imaginou um submarino que utilizava um combustível eficiente e praticamente inesgotável. A ideia se concretizou em 1955, com o primeiro submarino de verdade movido por propulsão nuclear. Ele recebeu o nome de Nautilus em homenagem ao veículo descrito por Verne.
A descrição de uma viagem à Lua também foi quase profética: o livro Da Terra à Lua (1865) é praticamente um rascunho do que ocorreu de fato com o projeto americano Apollo, em 1969. A duração da jornada (97 horas na ficção e 103, na realidade), o número de tripulantes (três), os locais de lançamento (a Flórida) e de pouso (o Mar da Tranqüilidade, na Lua), tudo parece ter sido previsto um século antes. A cápsula de Verne, em forma de bala, media 4,8m de altura e 2,7m de diâmetro. A Apollo media 3,7m de altura e 3,9m de diâmetro. Até mesmo o regresso à Terra, com o pouso no Pacífico e o resgate por um navio, é igual.

- H.G.WELLS (1866-1946)
A lista de invenções e ideias de Wells que se tornaram realidade é impressionante. Em Guerra dos Mundos (1898), ele descreve o laser e, em When the sleeper wakes (1899), fala de portas automáticas. Wells não descreveu especificamente o celular, mas falou de um futuro em que as pessoas usariam meios de comunicação sem fios e correios de voz em alguns de seus romances. Suas “previsões” sobre a guerra também foram impressionantes. Tanques, bombardeamentos aéreos e mesmo bombas nucleares já estavam descritos em seus livros.

- ARTHUR C. CLARKE (1917 – 2008)
Ele próprio confessa que teria ficado rico se tivesse patenteado a idéia dos satélites em órbita fixa ao redor da Terra. A sugestão foi apresentada em um artigo de 1945, como um meio de melhorar as telecomunicações. O conto A Sentinela (1951) deu origem a 2001: Uma Odisséia no Espaço, filme de 1968 de Stanley Kubrick sobre o supercomputador HAL 9000, que comanda uma espaçonave, adquire vontade própria e começa a eliminar os tripulantes. O filme prevê os computadores capazes de derrotar o homem no xadrez (coisa que aconteceu em 1997, quando um supercomputador da IBM bateu o campeão de xadrez Gari Kasparov em um tira-teima) e mostra uma cidade orbital quase igual à Estação Espacial Internacional.
Até o iPad já tinha sido “previsto” por Clarke. No livro 2001, escrito em 1968, baseado no script que ele escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem.

- CYRANO DE BERGERAC (1619 – 1655)
O escritor e duelista francês existiu de verdade e, sim, tinha um enorme nariz (mas isso não é relevante). Em pleno século 17, ele descreveu em uma de suas obras algo que se parecia com um gravador: uma caixa que permitia “ler com as orelhas”. E vai mais longe: em Viagem à lua (1650), ele fala de uma nave dividida em várias partes que se queimavam sucessivamente, até situar a cápsula tripulada em órbita. Parece familiar? A ideia foi retomada por Julio Verne em Da Terra à Lua, de 1865.

- ALDOUS HUXLEY (1894-1963)
A obra mais famosa do escritor inglês, Admirável Mundo Novo (1932), descreve um cenário sombrio em que a casta dirigente recorre à lavagem cerebral e à manipulação genética para manter a população idiota. O livro prevê a liberação sexual dos anos 60, as drogas químicas, a clonagem e até a realidade virtual, que ali aparece com o nome de cinema-sensível. Fora todas as outras associações possíveis entre o “mundo novo” de Huxley e o nosso.

- GEOFFREY HOYLE (1942)
O escritor britânico nascido em 1942 escreveu o livro 2010: Living in the Future em 1972 e antecipou boa parte da tecnologia do século 21. Webcams, compras pela internet, ensino à distância, bibliotecas digitais, estava tudo lá. Olha a descrição de uma sala com acervo digital em uma biblioteca do futuro: “Os livros, filmes e jornais estão todos armazenados no computador da biblioteca. Primeiro você acessa o índice de biblioteca. Este arquivo contém todos os livros que já foram escritos. Não importa se eles foram primeiro escritos em chinês ou francês. Eles vão estar aqui, traduzidos para o Inglês. Há também um índice de filmes e jornais.”
Na descrição de Hoyle, você pode até virar as páginas usando botões e acessar qualquer livro em sua própria casa. Ele previu até o déficit de atenção das pessoas do futuro: “Enquanto você está na biblioteca, você pode querer ver alguns filmes de viagem para lhe ajudar a decidir para onde irá nas próximas férias. (…) Até mesmo se você estiver sozinho em sua casa, você pode conversar com seus amigos durante a aula. É so digitar o número de um amigo e o seu rosto aparece no canto da tela”.

- GEORGE ORWELL (1903 – 1950)
A expressão Big Brother surgiu no romance 1984 (1948), em que o autor britânico antevê as paranoias que se tornariam realidade com as câmeras de vigilância espalhadas hoje por todo lado. O adjetivo “orwelliano” cabe a todo regime totalitário que altera fatos históricos a seu favor e só acredita na paz por meio da guerra. Fora que o autor inspirou um dos reality shows mais famosos do mundo.

- RAY BRADBURY (1920)
No livro Fahrenheit 451 (de 1953), Bradbury imagina os EUA dos anos 90 como uma sociedade hedonista e anti-intelectual, onde é proibido ler livros. Nesse mundo, todo trabalhador sonha em comprar sua “televisão de parede”, uma sala com projeções 3D e um sistema de som multicanal, onde as pessoas se sentem imersas na transmissão de espetáculos musicais ou competições que testam seu conhecimento sobre cultura popular, e onde os atores de suas séries preferidas são chamados de família. Detalhe: quando Fahrenheit foi lançado, em 1953, a televisão colorida havia sido lançada nos EUA fazia apenas 3 anos e ainda era extremamente cara. Tecnologias como o laserdisc e sistemas de som multicanal, que iriam tornar possível os home theaters, só surgiram na década de 1980. E o melhor: Bradbury ainda está bem vivo e já viu suas previsões acontecerem.

- JOHANN WOOFGANG VON GOETHE (1749 – 1832)
Além da literatura, Goethe se interessava muito por ciência e deixou trabalhos importantes em campos como botânica, física, química e até meteorologia. E ele previu um retrato acertado sobre o mundo atual também. Em Fausto, Goethe antecipou a questão ambiental que o homem enfrenta hoje, destruindo a natureza em prol de um suposto desenvolvimento da civilização. No romance Os anos de peregrinação de Wilhelm Meister, ele cunhou o termo ‘velocífero’, mistura das palavras “velocidade” e “Lúcifer”, para se referir a um mundo frenético de velocidade demoníaca.

Créditos totais á: 

Júlio Verne

 "Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderão fazer."

"Um dia iremos visitar a Lua e planetas com a mesma facilidade com que nos dias de hoje se vai de Liverpool a Nova York."

"A ciência é composta de erros , que por sua vez, são passos em direção à verdade. "


Júlio Verne nasceu na França em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em 24 de março de 1905, aos 77 anos, foi um escritor francês.
Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas, tendo escrito mais de 100 livros.
O estilo literário de Júlio Verne fez um grande sucesso na segunda metade do século XIX, pois a literatura se expandia e a vontade em conhecer lugares exóticos era muito grande. Sua obra é marcada por doses de ficção científica, aventuras em locais extraordinários e aspectos culturais de povos e pessoas reais e imaginárias.
Do conjunto das obras de Júlio Verne, trinta e três foram levadas ao cinema, dando lugar a um total de noventa e cinco filmes, sem contar com as adaptações para séries de televisão. A obra mais vezes adaptada foi Miguel Strogoff (dezesseis vezes), seguida de Vinte Mil Léguas Submarinas (nove vezes) e Viagem ao Centro da Terra (cinco vezes), e de A volta ao mundo em 80 dias (duas vezes).



Principais obras de Júlio Verne:


- Cinco semanas em um balão - 1863
- O capitão Hateras - 1864-1867
- Viagem ao centro da terra - 1864
- Da Terra à Lua - 1865
- Os filhos do capitão Grant - 1866-1868
- Vinte mil léguas submarinas -1870
- Os conquistadores - 1870
- A volta ao mundo em oitenta dias - 1872
- A ilha misteriosa - 1873-1875
- O Chancellor - 1875
- As Índias Negras - 1876-1877
- Um capitão de quinze anos - 1878
- História das grandes viagens e dos grandes viajantes - 1878
- A revolta da Bounty - 1879
- A jangada - 1880
- A escola dos Robinsons - 1882
- Dez horas de casa -1882
- O arquipélago em chamas - 1883
- Kerabán, o teimoso - 1883
- Um bilhete de loteria - 1885
- O náufrago do Cynthia - 1885
- Robur, o conquistador - 1886
- O caminho da França - 1887
- Dois anos de férias -1888
- Família sem nome - 1888-1889
- A esfinge dos gelos - 1895
- Os irmãos Kip - 1902
- O senhor do mundo -1904












Eu tenho Viagem ao Centro da Terra, desta coleção!  

Indicações de livros...

O Segredo


Adeus, China

A História

Fausto

Fahrenheit 451

A Guerra dos Mundos

Admirável Mundo Novo

1984


Livros de Bradley Trevor Greive (livros ilustrados – animais e frases)

Operação Cavalo de Tróia (coleção)
-         Operação Cavalo de Tróia 9: Caná (2011)
-         Operação Cavalo de Tróia 8: Jordán (2007)
-         Operação Cavalo de Tróia 7: Nahum (2005)
-         Operação Cavalo de Tróia 6: Hermón (1999)
-         Operação Cavalo de Tróia 5: Cesarea (1996)
-         Operação Cavalo de Tróia 4: Nazaret (1992)
-         Operação Cavalo de Tróia 3: Saidan (1990)
-         Operação Cavalo de Tróia 2: Masada (1989)

-         Operação Cavalo de Tróia 1: Jerusalém (1987)



Zíbia Gasparetto

Zíbia Gasparetto nasceu em Campinas no dia  29 de julho de 1926, hoje tem 87 anos, e é uma escritora espiritualista brasileira, que se notabilizou como médium.



Obras publicadas:

·           1958 - O Amor Venceu - o amor verdadeiro supera todos os desafios.
·           1969 - O Morro das Ilusões - a vida valoriza a verdade, destruindo as ilusões.
·           1975 - Entre o Amor e a Guerra - o amor entre um soldado francês e uma alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
·           1976 - Laços Eternos - uma história de amor, ciúme e redenção.
·           1982 - Bate-papo com o Além crônicas pelo espírito de Silveira Sampaio.
·           1984 - O Matuto - um caipira analfabeto herda uma fortuna e vence todos os que pretendiam ludibriá-lo.
·           1985 - Esmeralda - uma deslumbrante cigana aprende a amar.
·           1986 - O Mundo em que eu vivo - o espírito de Silveira Sampaio relata a vida em outras dimensões.
·           1986 - Pedaços do Cotidiano - contos ditados por vários espíritos.
·           1988 - O Fio do Destino - o espírito de Lucius relata as suas vidas passadas.
·           1988 - Voltas que a vida dá - A visita da verdade, oportuna, nos faz reciclar valores, modificar idéias, aprender lições novas, caminhar para frente, desenvolvendo nosso mundo interior.
·           1989 - Espinhos do Tempo - uma fazenda, um fazendeiro cruel, uma mulher apaixonada pelo cunhado.
·           1992 - Quando a Vida Escolhe - mostrando que a vida tem o poder de escolher o que é melhor para cada um.
·           1993 - Somos todos inocentes - a história de um rapaz preso por um crime que não cometeu.
·           1995 - Pelas portas do coração - Juliana ensina-nos a sermos responsáveis pela própria vida.
·           1996 - Sem medo de viver - uma lição de vida, inspirando-nos a vontade de viver melhor.
·           1997 - O Amor Venceu - Ilustrado - o amor verdadeiro supera todos os desafios.
·           1997 - A Verdade de cada um - mostra o quanto se erra quando se pretende julgar os outros.
·           1997 - Pare de Sofrer - o espírito de Silveira Sampaio ensina a evoluirmos pela inteligência, com menos sofrimento.
·           1998 - Conversando Contigo! - coletânea de crônicas publicadas na revista Contigo!, é o único livro de autoria da própria Zíbia.
·           1998 - O advogado de Deus - a advocacia pode ser exercida com justiça e dignidade.
·           1999 - Quando chega a hora - a amizade e o companheirismo de três crianças.
·           2000 - Ninguém é de ninguém - ensina a superar os desacertos do ciúme.
·           2001 - Quando é preciso voltar - fugir dos problemas apenas transfere o momento de enfrentá-los.
·           2002 - Tudo tem seu Preço - cada um poderá obter o que quiser, se pagar o preço.
·           2003 - Até que a vida nos separe - As trocas de energias falam mais do que as palavras no trato entre as pessoas, criando os laços de simpatia ou rejeição, influenciando nossas escolhas de relacionamento.
·           2003 - Tudo Valeu a Pena - quando de vencem os desafios, descobre-se que tudo aconteceu para o melhor.
·           2004 - Um Amor de Verdade - quando, mesmo amando, cada um continua sendo si mesmo.
·           2005 - Nada é por acaso - Uma mãe estéril, um menino indesejado, uma ligação de puro e profundo amor.
·           2006 - O Amanhã a Deus Pertence - Marcelo acreditava amar mas descobriu que apego não é amor.
·           2007 - O Repórter do Outro Mundo - O espírito de Silveira Sampaio traz surpreendentes e divertidas notícias do mundo espiritual.
·           2007 - Onde Esta Teresa? - Teresa saiu para viajar com sua amiga e nunca chegou ao seu destino. O que teria acontecido? A vida interfere a favor das relações familiares.
·           2008 - Eles Continuam entre Nós - Relatos de pessoas comuns, que tiveram alguma experiencia sobrenatural - cartas enviadas a radio mundial, e editadas e transformadas em um livro
·           2008 - Vencendo o Passado - Ensina como questões negativas do passado pode contribuir em termos de experiência. Mas para isso, é preciso vencer o que ele produz de negativo.
·           2009 - Reflexões 2010 - Agenda com frases inspiradas pelos amigos espirituais.
·           2009 - Se Abrindo Pra Vida - Narra a vida de Jacira, uma mulher que entrestecida e anulada de suas proprias vontades, descobre no amor próprio a chave para a superação.
·           2010 - Pensamentos 20 anos - Coletânea de frases retiradas dos livros dos autores da Editora Vida & Consciência.
·           2010 - Pensamentos - Coletânea de frases de livros de Zibia Gasparetto.
·           2010 - Eles Continuam entre Nós vol. 2 - Conta relatos de pessoas que tiveram experiências comoventes envolvendo a intervenção dos espíritos.
·           2011 A vida sabe o que faz - Conta a história de Carlos que, após voltar da guerra, encontra sua ex-noiva pronta para casar-se com outra pessoa.
·           2011 - Pensamentos 2 - Frases inspiradas pelos amigos espirituais.
·           2012 - Reflexões 2012/13 - Agenda com frases inspiradas pelos amigos espirituais.

·           2012 - Pelas portas do coração - nova edição - Juliana não se confundiu com o mundo, aceitou a mediunidade sem hesitação, tornou-se um canal do bem e dos valores da espiritualidade, com firmeza e serenidade.




São livros espiritas, 43 títulos até o momento... Minha mãe adora esta autora!